"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Castelo Branco ganha dois novos museus

Museu Têxtil e Centro de Interpretação do Bordado de Castelo Branco são os novos espaços que a autarquia de Castelo Branco espera que potenciem o turismo e economia local. 

Museu do Bordado Castelo Branco Foto:Maria João Costa/RR


Há dois espaços museológicos novos para visitar em Castelo Branco. Um com carácter industrial, outro mais artesanal. Em Cebolais de Cima abre este sábado o novo Museu Têxtil que nasce nas instalações da antiga Fábrica da Corga onde nos anos 50 se começou a fazer a fiação e tecelagem de lãs. Hoje as máquinas daquela nave industrial que deixaram de funcionar na década de 90 foram recuperadas e estão de novo a funcionar. A ideia, explica o autarca de Castelo Branco à Renascença, é fazer “um museu vivo”.

A autarquia “comprou esta fábrica abandonada há mais de 30 anos” indica o presidente Luis Correia que explica que o museu vai permitir “perceber a transformação da lã em tecido”.

O autarca recorda a emoção que a população das freguesias de Cebolais de Cima e Retaxo sentiu quando voltou a ouvir a buzina industrial da fábrica a ecoar na região. Há uma “vertente social do envolvimento da população, o reviver da indústria” diz Luis Correia que aposta também numa “vertente turística” para a região.

O Bordado de Castelo Branco feito ao vivo


A par do novo Museu Têxtil, abriu também esta semana em Castelo Branco com a presença do Ministro da Cultura Luis Filipe Castro Mendes, o novo Centro de Interpretação do Bordado de Castelo Branco.

O museu, de carácter mais artesanal, está situado num edifício no coração da cidade que já foi cadeira, biblioteca e sede da autarquia. Em dois andares e num espaço recuperado é possível perceber a história do Bordado de Castelo Branco, desde a apanha do linho até às linhas de seda passando pelos teares antigos e terminando numa oficina onde estão bordadoras a fazer, ao vivo, os Bordados de Castelo Branco

Esta semana o programa Ensaio Geral da Renascença, que vai para o ar sexta-feira depois das 23h, é dedicado a este novo museu. A bordadora Lurdes Baptista diz que já perdeu a conta aos bordados que fez, fala num trabalho “digno” e sublinha a importância da certificação do Bordado de Castelo Branco que está em curso.

Também em declarações à Renascença, Cláudia Silva da oficina do Bordado de Castelo Branco destaca a exposição que vai ter lugar em setembro na Catedral de Manchester, em Inglaterra. Trata-se de um trabalho da artista Cristina Rodrigues que já está pronta a partir e onde “é pensado o contemporâneo” diz Cláudia Silva que explica que o bordado tem vindo a adaptar-se a outras utilizações. Nesta altura a oficina prepara uma encomenda de roupa de cama para hotéis de luxo.

Cultura e turismo

Distrito muito afetado pelo despovoamento e desemprego, Castelo Branco vira-se para a cultura. “Com a construção desta rede de museus” diz-nos o autarca Luis Correia, o concelho de Castelo Branco quer criar uma alavanca para a economia local e a “base da produção turística” da região.

À Renascença o autarca indica que Castelo Branco fica agora com “nove museus, três deles dedicados ao Bordado de Castelo Branco”. Além do Museu Têxtil que embora inaugure agora, só irá receber visitantes a partir de setembro, Castelo Branco tem também outros espaços visitáveis incluídos na Rota dos Museus, são eles o Museu Cargaleiro, o Museu Francisco Tavares Proença Júnior, a Casa da Memória da Presença Judaica, o Museu da Seda, o Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco, o Museu do Canteiro em Alcains e o Núcleo Etnográfico de Lousa.

 


in Rádio Renascença | 28 de julho de 2017

Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,861,742