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Mercado de Santa Clara vai mudar. Está aberto o concurso de ideias
O Mercado de Santa Clara, em Lisboa, procura uma solução para se tornar num polo de economia cultural e criativa.
Design, Media, Artes, Cultura e Inovação. A todas estas áreas se há de dedicar o futuro Mercado de Santa Clara, em Lisboa, após requalificação e dentro do plano de revitalização destes espaços que tem vindo a ser levado a cabo pela Câmara Municipal de Lisboa e que já pode ser visto, por exemplo, em Campo de Ourique e no Mercado da Ribeira.
É a partir daqui que é lançado o desafio: um concurso, que arranca hoje, promovido pela Associação Trienal de Arquitetura, vizinha do Mercado de Santa Clara, à procura da melhor proposta para simplificar e adaptar a nave central e os acessos este e oeste.
O concurso começa hoje, decorre até 9 de outubro e o vencedor recebe um prémio de 5 mil euros. Os resultados serão conhecidos no primeiro trimestre de 2017. "O concurso, de âmbito nacional, dirige-se a arquitetas/ os em nome individual, organizados em coletivos informais ou sociedades de profissionais habilitadas a exercer a atividade de estudos e projetos de Arquitetura", lê-se num comunicado da Trienal de Arquitetura enviado às redações.
O Mercado de Santa Clara é o mais antigo mercado coberto da capital e era conhecido como Mercado Oriental. Exemplar da arquitetura em ferro do final do século XIX, é um projeto de Emiliano Augusto Bettencourt e foi inaugurado em outubro de 1877.
Desde 2011, funciona aqui o Centro das Artes Culinárias, parceria entre a autarquia e As Idades dos Sabores - Associação para o Estudo e Promoção das Artes Culinárias.
in Diário de Notícias | 21 de julho de 2017
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias