"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Porto ganha cinco rotas para descobrir arte urbana

Foto: Raul Santos/RR


O mapa reúne um conjunto de 50 obras, divididas por cinco grandes rotas, sendo cada uma dessas rotas temática, e que convidam à descoberta da cidade, explica a autarquia.

O Porto dispõe, a partir desta segunda-feira, de um Mapa de Arte Pública, com o desenho de cinco rotas pensadas para quem quer conhecer as esculturas e os painéis cerâmicos que podem ser vistos em espaços públicos.

A ideia partiu do antigo vereador da Cultura da Câmara do Porto, Paulo Cunha e Silva, que pretendia criar uma espécie de museu ao ar livre. O objetivo era acrescentar arte ao património da cidade.

O projeto ganha forma a partir desta segunda-feira, com a apresentação do Mapa de Arte Pública que reúne “um conjunto de 50 obras, divididas por cinco grandes rotas, sendo cada uma dessas rotas temática, e que convidam à descoberta da cidade”, explica Alexandra Lima, chefe de divisão da direção de museus e património cultural da Câmara do Porto. São 50 as obras em destaque, mas, no total, o mapa identifica 219 esculturas presentes na cidade.

Entre as cinco rotas propostas estão as do Porto Histórico – com um percurso da Sé até Serralves -, a dos escritores - de Guerra Junqueiro a Eugénio de Andrade - e a das Belas Artes.

No entanto, nesta entrevista à Renascença, Alexandra Lima destaca as duas restantes: a Rota da Arte Contemporânea e a Rota da Água, onde se insere a nova escultura de Julião Sarmento, inaugurada esta segunda-feira. A Rota da Arte Contemporânea “está mais no cerne do programa de arte pública”, enquanto que a Rota da Água “se destina a quem gosta da frente ribeirinha e do mar, e para quem gosta de caminhar”.

Os mapas vão estar disponíveis nos espaços de cultura da cidade, no aeroporto e nos postos de turismo. Mapas que, de acordo com a responsável da direção de museus e património cultural da autarquia, têm como público alvo não só os turistas, mas também os habitantes do Porto que queiram redescobrir a cidade.


por Hugo Monteiro in Rádio Renascença | 10 de julho de 2017

Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,865,176