"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Teatro Narciso Ferreira vai voltar a irradiar cultura

Apresentado anteprojeto para a reabilitação do histórico edifício de Riba de Ave.  


As artes e os espetáculos vão voltar a ocupar o Cine Teatro Narciso Ferreira de Riba de Ave. O estado de abandono em que se encontra aquele antigo equipamento cultural de referência da vila ribadavense tem os dias contados. Na última semana o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, reuniu com a Comissão Local de Acompanhamento que foi criada para este processo e que congrega o movimento associativo, cultural e cívico da vila, e deu-lhes a conhecer o projeto de arquitetura, que aponta para o reposicionamento do equipamento enquanto polo cultural de vocação artística no panorama local, municipal e regional.

A intervenção, projetada pelo arquiteto Noé Dinis, passará pela reabilitação integral do edificado com preservação dos seus elementos caracterizadores, tanto ao nível da linguagem arquitetónica, como da sua caracterização volumétrica e espacial.  O espaço interior será, contudo, totalmente intervencionado para responder à realização de espetáculos com uma tipologia contemporânea, sendo dotado de todas as condições técnicas exigidas. A sala de espetáculos terá uma lotação variável, possibilitada através de bancada retrátil e da redução da área útil do palco, entre 168 e 250 lugares sentados, existindo a possibilidade de utilização da plateia para espetáculos em pé com lotação de 500 pessoas.

Para além do auditório principal e das áreas para a administração do espaço, receção, ensaios, camarins e oficinas, está prevista a criação de um terraço/logradouro ao ar livre dimensionado como espaço de lazer e convívio para utentes e visitantes, contemplando condições para acolher pequenos eventos e espetáculos.

A intervenção, que tem garantido um cofinanciamento FEDER de 2 milhões de euros, de um total de investimento previsto de cerca de 2,5 milhões, aprovado no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), assinado entre a autarquia e o Programa Operacional Norte 2020, deverá estar concluída em 2018. 

“É um grande projeto para Vila Nova de Famalicão, muito particularmente para a zona nascente do concelho, que ficará dotado de um equipamento cultural moderno e multifacetado e que vai alavancar uma programação cultural regular de qualidade, ao mesmo tempo que servirá de charneira para a criação artística local”, explica Paulo Cunha, Presidente da Câmara Municipal.

O projeto vai fortalecer a rede de equipamentos culturais do município de Vila Nova de Famalicão, “requisito essencial para a concretização de uma verdadeira política de descentralização cultural, fortalecendo o bem-sucedido projeto Ave Cultural que nos últimos anos tem dinamizado culturalmente aquela zona do concelho”.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,259,149