"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Museu de Arte Contemporânea de Elvas comemora 10 anos com iniciativas até 2018

António Carrapato/Público


A Coleção António Cachola atribuiu 10 comissões para a criação de trabalhos inéditos a 10 jovens artistas que ainda não estavam representados no seu acervo.

A abertura da exposição Uma Coleção = Um Museu 2007-2017 assinala, no sábado, os 10 anos do Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), cujas comemorações se estendem até 2018.

A mostra, que fica patente ao público até ao final de 2018, vai prolongar-se a outros espaços da cidade de Elvas, no distrito de Portalegre, a Évora, Almodôvar (Beja) e Sines (Setúbal).

A instituição museológica de Elvas acolhe em depósito, desde a sua fundação a 6 de julho de 2007, a Coleção António Cachola, dedicada, em exclusivo, à produção artística visual portuguesa.

Considerada "uma das mais importantes coleções privadas portuguesas" e que se mantém em constante atualização, a Coleção António Cachola conta com mais de 600 obras, dando especial enfoque aos artistas portugueses que começaram a produzir na década de 1980 e acompanhando as criações contemporâneas nacionais.

A exposição

Uma Coleção = Um Museu 2007-2017 reúne uma extensa seleção de trabalhos de mais de 30 artistas representados na Coleção António Cachola, ocupa todo o edifício do MACE e prolonga-se a outros oito espaços da cidade raiana de Elvas.

Até ao final deste mês, a mostra percorre mais quatro locais no Alentejo, a Fundação Eugénio de Almeida, em Évora, Fórum Cultural de Almodôvar, Castelo e Igreja de Nossa Senhora das Salvas, em Sines, e o Castelo — Centro Cultural e Igreja do Convento de Nossa Senhora da Estrela, em Marvão.

O programa das comemorações do 10.º aniversário do MACE integra ainda iniciativas temáticas, o lançamento de publicações e a apresentação de projetos expositivos no Alentejo, em Lisboa e na Estremadura espanhola.

A Coleção António Cachola atribuiu também 10 comissões para a criação de trabalhos inéditos a 10 jovens artistas que ainda não estavam representados no seu acervo: Ana Santos, Andreia Santana, Claire Santa Coloma, Diana Policarpo, Joana Escoval, Luís Lázaro de Matos, a dupla Mariana Caló e Francisco Queimadela, Mariana Silva, Pedro Marques e Rita Ferreira.

As iniciativas do programa das comemorações começaram em abril deste ano, com a inauguração de várias exposições, que se mantém patentes ao público em Lisboa, Elvas e Badajoz, Olivença e Mérida (Espanha).

O MACE, instituição com tutela municipal, promove, nacional e internacionalmente, a arte contemporânea portuguesa, e está, desde 2015, inserido na Rede Portuguesa de Museus.

As comemorações dos 10 anos do museu são promovidas pela Câmara Municipal de Elvas e pela Coleção António Cachola, em parceria com entidades públicas e privadas, portuguesas e espanholas.


por Lusa in Jornal Público | 5 de julho de 2017

Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,865,091