"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

O mundo chega a Lisboa através da música no fim de julho

Desde 2006 que o Lisboa Mistura traz músicos internacionais até à capital. 

Oum DR Gaye Su Akyol DR La Chiva Gantiva DR Soweto Kinch DR OPA - Oficina Portátil de Artes DR Aama DR


A capital vai juntar ritmos e culturas de todo o mundo nos dias 19, 20, 21 e 22 de julho. Lisboa Mistura é o nome do festival de música que irá decorrer à beira-rio, na Ribeira das Naus, e cujo acesso é gratuito. "É um festival que reúne pessoas com voz em questões de sustentabilidade, para formar um mundo melhor”, refere Carlos Martins, diretor artístico do projeto.

Desde 2006 que o Lisboa Mistura serve de espaço intercultural e convida artistas nacionais e internacionais para trazer música à cidade. Este ano começa no dia 19 de julho com o “Lisboa Mistura convida a Festa da Diversidade”, o que a organização chama de “pré-mistura”. Vários artistas que não chegaram a subir ao palco na Festa da Diversidade, que decorreu em Junho, irão atuar no clube noturno de música africana B.Leza.

No dia 20 de julho, a Oficina Portátil de Artes faz 11 anos e irão ser feitas apresentações de várias residências artísticas integradas por jovens lisboetas e dirigidas pelo músico Francisco Rebelo, dos Orelha Negra.

De Bruxelas vem o grupo colombiano La Chiva Gantiva, composto por imigrantes de origem colombiana, vietnamita, belga e chilena. Através da percussão, afirmam as suas raízes culturais numa mistura de ritmos afro-colombianos com rock, rap, soul e ritmos funky latinos.

No dia 21, a batucada de ritmos africanos, brasileiros e europeus, o Nice Groove – um projeto que integra pessoas das mais variadas culturas -, irá percorrer o caminho entre o Cais do Sodré até à Ribeira das Naus.

O saxofonista, MC e compositor britânico Soweto Kinch trará o Jazz, o Rap e a Spoken Word até Lisboa. Conhecido pela sua energia e versatilidade, ignora as barreiras musicais entre grooves contemporâneos e improvisações.

Para finalizar o terceiro dia de festival, a marroquina Oum misturará o soul e os ritmos Gnawa e Hassani, fazendo uma alusão a Marrocos e a todo o continente africano. A artista irá apresentar temas do seu álbum mais recente, o Zarabi (em português, Tapete), que prova a diversidade cultural e as suas identidades musicais, tendo até um tema feito propositadamente para apresentar à beira Tejo.

No sábado, dia 22 e último dia do Lisboa Mistura, a batucada Nice Groove irá repetir o itinerário entre o Cais do Sodré e a Ribeira das Naus.

Segue-se a ativista de questões femininas e ambientais, Gaye Su Akyol, que faz viajar quem a ouve até à cidade onde nasceu: Istambul. Com uma voz doce e envolvente, retrata, através da música, as experiências por que passou num ambiente político difícil e severo para uma artista como ela. O seu mais recente álbum, Hologram Imparatorlugu, lançado em novembro de 2016, foi um marco na cena musical underground da cidade turca.

O festival Lisboa Mistura termina com o projeto AAMA, idealizado pela cantora e compositora espanhola e que estudou em Évora Mili Vizcaíno, que agora se dedica à Música Carnática, um estilo com origem da região de Tamil Nadu, no sul da Índia. O jazz, o flamenco e a bossa nova também imperam em alguns temas da artista.

Os primeiros concertos de cada dia serão às 22h e os segundos às 23h30, na Ribeira das Naus.


por Nelma Serpa Pinto e Ana Fernandes in Jornal Público | 4 de julho de 2017

Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,865,064