"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Oito poetas de sete nacionalidades na Casa Fernando Pessoa

Poetas do Brasil, Argentina, México, Chile, Espanha e Portugal vão juntar-se para falar sobre a sua poesia, e ler poemas seus, num encontro promovido pela Casa Fernando Pessoa, nos dias 30 de junho e 1 de julho.

Maria da Conceição Evaristo de Brito | Direitos reservados


Organizado no âmbito de Lisboa, Capital Ibero-americana da Cultura, a segunda parte do programa de literatura "Fixando Breve o Momento", dedicado à poesia, contará com duas mesas-redondas (na sexta-feira e no sábado, às 18:30) e uma sessão de leitura com todos os poetas no bar do Teatro Cinearte A Barraca, anunciou a Casa Fernando Pessoa.

Trata-se do segundo de três momentos, o primeiro dos quais decorreu em abril, com a participação de cronistas, e o terceiro, em outubro, novamente com cronistas.

"Propomos que os escritores e leitores pensem connosco sobre o modo como a poesia e a crónica jornalística, na sua natureza, nos bastam - ou nos faltam - para falarmos sobre nós e o mundo", explica a organização.

Neste segundo encontro, vão ser tema de debate e de leitura poemas "sobre zombies", "poemas que foram escritos no céu, com nuvens, poemas indígenas, poemas que dizem ao primeiro verso que foram escritos por mulheres, poemas em português do Brasil e de Portugal e em vários castelhanos".

Serão lidos poemas, escritos em tempos diferentes, alguns dos quais nunca publicados em Portugal, pelos próprios autores, que se apresentam, muitos pela primeira vez, em Portugal.

A mesa-redonda e as leituras de sexta-feira, dia 30, decorrem na Casa Fernando Pessoa, com a participação dos poetas Paula Abramo (México), Andrés Neuman (Argentina), Conceição Evaristo (Brasil), Raúl Zurita (Chile) e com moderação de Jerónimo Pizarro (Colômbia).

No sábado, dia 1 de junho, é a vez de Sandra Santana (Espanha), Luís Felipe Fabre (México), Ricardo Domeneck (Brasil), Vasco Gato (Portugal) e de a moderadora Inês Fonseca Santos (Portugal) tomarem os seus lugares na Casa Fernando Pessoa, para debater e ler as suas poesias.

No mesmo dia, pelas 22:00, haverá sessão de leituras no Bar A Barraca/Cinearte, com a participação de todos os poetas.

Em outubro, a fechar este programa de literatura, de regresso às crónicas, vão marcar presença Graciela Mochkosfky (Argentina), Julio Villanueva Chang (Peru) e Leila Guerriero (Argentina), com moderação de Fernando Alves (Portugal).


por Lusa, in Diário de Notícias | 28 de junho de 2017

Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,864,952