"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Mundo do fantástico de Paula Rego vai ao Centro Colombo

Um minimuseu com 59 obras da artista portuguesa instala-se até setembro na praça central do Centro Comercial Colombo, em Lisboa. Paula Rego quer mostrar-se a (ainda) mais pessoas.

A pintora Paula Rego e a curadora Catarina Alfaro na inauguração de uma exposição na Casa das Histórias


"É uma fada que tem um lado muito masculinizado. [A pintura capta] aquele momento em que a fada azul promete ao Pinóquio, depois de ele ter feito muitos disparates, que se vai transformar num rapaz de carne e osso mas parece que há ali qualquer coisa de errado, o Pinóquio está hirto, com as mãos cerradas atrás das costas. Deve ter projetado todos os medos da infância." Catarina Alfaro poderia contar a história de cada uma das obras de Paula Rego. Esta, A Fada Azul conta um segredo ao Pinóquio (1995, papel sobre pastel montado em alumínio), é a imagem do cartaz da exposição que, a partir de hoje e até 27 de setembro, se instala no coração do Centro Comercial Colombo, em Lisboa.

É a primeira vez que a obra de Paula Rego é mostrada num espaço comercial. A exposição O Mundo Fantástico de Paula Rego acontece no âmbito da 7.ª edição do projeto A Arte chegou ao Colombo. Esta inusitada mostra de originais foi preparada pela curadora Catarina Alfaro, em diálogo com a artista. "Ela ao princípio ficou muito surpreendida. Depois pensou melhor e disse: "a minha obra vai ficar mais próxima das pessoas, vai chegar a pessoas que não vão aos museus e depois podem ir ver-me ao museu"", conta a curadora. "A Paula achou que um projeto como este aproxima as pessoas da arte, que é o que ela quer." Aliás, a sua obra procura "diluir as hierarquias entre arte contemporânea e popular" e "partilha de todas as manifestações do quotidiano", sem preconceitos, sustenta Catarina Alfaro, lembrando que o documentário de Nick Willing, filho da artista - Paula Rego. Histórias e Segredos - estreado em abril, trouxe Paula Rego para "muito próximo das pessoas".

As duas - artista e curadora - concordaram em que a exposição no centro comercial deveria ter uma folha de sala e comentários em todas as 59 obras, como no museu: "Tentei, sempre que possível, incluir os comentários dela." A exposição do Colombo, é feita quase integralmente com quadros da Casa das Histórias Paula Rego (situada em Cascais). Há duas obras provenientes de coleções particulares e uma delas é precisamente A Fada Azul conta um segredo ao Pinóquio.

E esta é uma obra que Paula Rego, artista portuguesa radicada em Londres, considera emblemática para as histórias que, a partir de hoje, se contam na Praça Central, num espaço expositivo da autoria dos arquitetos Diogo Aguiar e João Jesus - com todas as condições de iluminação, conservação e segurança, realça Catarina Alfaro. "Estas obras foram escolhidas com um critério. Tentei trazer para aquele espaço as que têm proximidade com temas ligados à fantasia com uma dimensão literária no presente", diz a curadora. As histórias vêm "de contos populares tradicionais e de contos de fada", refere apontando, por exemplo, a história do Príncipe Porco (conjunto de seis litografias, 2006) ou A Gata Branca (1994). Conta Catarina Alfaro que, em 1976, Paula Rego pediu uma bolsa à Gulbenkian que "lhe permitiu estudar todos os autores que trabalharam contos de fadas e tradicionais". Estas e outras obras são fruto dessas descobertas, com o olhar da artista.

Outro núcleo da exposição é constituído pela apropriação que Paula Rego fez do universo de Jane Eyre. "Faz agora 170 anos que Brontë publicou este romance que nos dá a dimensão do universo feminino na época vitoriana, com perspetivas muito diminutas", refere Alfaro. Paula Rego "dá uma dimensão muito forte a esta heroína, num conjunto de 25 gravuras". Finalmente, a curadora escolheu também obras relacionadas com cinema e teatro: "O cinema de Walt Disney era uma das inspirações mais fortes de Paula Rego por esse lado encantatório, de fantasia", refere. "A minha proposta [de exposição] foi vista e revista por ela", diz Catarina Alfaro.

Para a também coordenadora da Casa das Histórias Paula Rego, esta exposição foi um desafio. O facto de ser num espaço comercial, permite fazer uma pausa das compras num universo fantástico: "As pessoas gostam de interromper o seu dia com uma coisa mais sublime", refere. Tal como num museu, haverá visitas guiadas à exposição (hoje, às 11.00, com a curadora).


por Marina Almeida, in Diário de Notícias | 27 de junho de 2017

Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,865,093