"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Evocação da memória de António Carvalho Figueiredo

O Município de Loures assinala o centenário da morte de António Carvalho de Figueiredo, enaltecendo a memória deste distinto médico-cirurgião do concelho, com diversas iniciativas ao longo de 2017.

 

António Carvalho de Figueiredo nasceu a 27 de abril de 1853 no lugar do Barro, freguesia de Loures, tendo falecido a 14 de março de 1917. Para assinalar o desaparecimento do ilustre médico lourense, a Câmara Municipal de Loures tem vindo, ao longo do ano, a promover diversas iniciativas com o objetivo de evocar a memória de António Carvalho de Figueiredo.

Até ao final do ano são muitas as iniciativas em que pode participar, desde visitas guiadas à exposição “Cem anos após o desaparecimento… António Carvalho de Figueiredo (1853-1917): o homem e a obra”, conversas, momentos de teatro e até caminhadas. Destaque para o simpósio dedicado ao tema “Medicina, investigação e sociedade na transição para o século XX”, que decorrerá no dia 22 de setembro, no Palácio Marqueses da Praia e Monforte.

António Carvalho de Figueiredo foi subdelegado de saúde no concelho de Loures, tendo colaborado em diversas revistas científicas, tais como A Medicina Contemporânea e o Jornal da Sociedade das Ciências Médicas. Loures tornou-se uma referência nos seus textos sempre que na localidade ocorria alguma epidemia ou outros problemas de saúde. António Carvalho Figueiredo estudava cada caso, avançando depois com alguns conselhos para minorar os problemas, tendo um papel determinante na intervenção dos novos problemas urbanos e nas questões de prevenção de doenças.

>> Consulte aqui o programa completo

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,258,696