"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"O Prodígio"

Depois do sucesso de O Quarto de Jack, Emma Donoghue inspira-se em relatos históricos para criar um drama intenso. 

 

No próximo dia 8 de junho, a Porto Editora publica o novo romance de Emma Donoghue, O Prodígio. Depois do grande sucesso de O Quarto de Jack e de ter sido nomeada para o Óscar pela adaptação deste romance para o cinema, Emma Donoghue inspira-se uma vez mais em relatos reais e situa o enredo de O Prodígio na Irlanda do séc. XIX, criando, novamente, uma personagem infantil marcante.
Anna tem 11 anos e é um inexplicável “prodígio da fé”, sobrevivendo sem quaisquer consequências a um longo período de jejum, o que atrai curiosos e devotos. Quando Lib Wright, enfermeira inglesa formada por Florence Nightingale na Guerra da Crimeia, é contratada para velar por Anna, dia e noite – para desmascarar a possível fraude ou confirmar as circunstâncias miraculosas – tudo parece mudar e a menina começa a definhar inexoravelmente.
Numa Irlanda vergada pela Grande Fome, Emma Donoghue constrói um complexo drama sobre a fé, a moral, o fundamentalismo, e sobre como o amor e a esperança podem triunfar sobre o mal.

SINOPSE
A jovem Anna recusa-se a comer e, apesar disso, sobrevive mês após mês, aparentemente sem graves consequências físicas. Um milagre, dizem.
Mas quando Lib, uma jovem e cética enfermeira, é contratada para vigiar a menina noite e dia, os acontecimentos seguem um diferente rumo: Anna começa a definhar perante a passividade de todos e a impotência de Lib. E assim se adensa o mistério à volta daquela pobre família de agricultores que parece envolta num cenário de mentiras, promessas e segredos.
Prisioneira da linguagem da fé, será Anna, afinal, vítima daqueles que mais ama?

CRÍTICAS DE IMPRENSA

“Extraordinário… Explora a natureza da fé e confiança com uma intensidade angustiante; muito poucos não se deixarão afetar por esta novela soberba de Emma Donoghue”

Sarah Johnson, Booklist

“O thriller psicológico contemporâneo O quarto de Jack fez de Donoghue uma escritora bestseller internacional, mas esta arrebatadora história relembra-nos o quanto ela é igualmente incrível no género ficção histórica”
Kirkus Reviews

"Fascinante...Como em O aperto do parafuso, este romance inicia-se de forma irresistível, quando uma jovem mulher com um passado difícil é encarregue de um trabalho enigmático num local remoto ...Desolador, transcendente e a tocar o religioso”
New York Times

“Donoghue é uma mestre no enredo e a sua prosa é especialmente requintada quando retrata a ambiguidade…Em O Prodígio, bíblico nas suas preocupações com a adversidade e a esperança, os milagres são possíveis – talvez através de Deus, talvez através da mulher”
Time

A AUTORA


Emma Donoghue nasceu em Dublin, em 1969. É duplamente emigrante. Passou oito anos em Cambridge, Inglaterra, a tirar um doutoramento em literatura do século XVIII, antes de se mudar para London, Ontario. Por outro lado, Emma Donghue também migra entre géneros literários: escreve argumentos assim como novelas históricas e contemporâneas e contos.
O seu bestseller internacional O Quarto de Jack foi finalista do Man Booker, Commonwealth e Orange Prizes e premiado com diversas distinções. A autoria do argumento para o filme O Quarto valeu-lhe uma nomeação para o Óscar de melhor adaptação de argumento original.

Título: O Prodígio
Autor: Emma Donoghue
Tradução: Cláudia Ramos
Págs.: 328
Capa: mole com badanas
PVP: 17,70 €

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,755,100