Notícias
Dois estudantes da ESAD.CR/IPLeiria são finalistas de prémio nacional de artes
Ana Battaglia Abreu e Tiago Orfeu, estudantes do mestrado em Artes Plásticas da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha do Politécnico de Leiria (ESAD.CR/IPLeiria), foram selecionados entre 134 participantes para o Prémio Nacional Arte Jovem 2017.
O concurso nacional é promovido pelo CDAP - Carpe Diem Arte e Pesquisa, e destina-se a estudantes dos cursos de artes visuais, finalistas em 2017 ou que tenham terminado os cursos em 2016 ou 2015.
O concurso tem como objetivos dar a conhecer as mais recentes propostas dos artistas que acabam de entrar no mundo da arte, dando assim uma visão mais alargada da produção artística nacional, e criar a oportunidade aos jovens de realizar a primeira exposição de apresentação de trabalho, com acompanhamento curatorial, vendas e catálogo, entre outros.
Ana Battaglia Abreu e Tiago Orfeu são estudantes do primeiro ano do curso de mestrado em Artes Plásticas, e integram a curta lista de sete artistas selecionados para o Prémio Nacional Arte Jovem 2017. Os finalistas serão os protagonistas de uma exposição que tem inauguração marcada para o dia 1 de julho, no CDAP, no Bairro Alto, em Lisboa. O vencedor do Prémio será anunciado nesse dia e o prémio final, financiado pela Fundação Millennium, é uma viagem a uma capital Europeia.
O júri do concurso é constituído por Sandra Vieira Jürgens, historiadora de arte e investigadora de pós-doutoramento no Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Jesse James, diretor do Festival Walk & Talk nos Açores, e Pedro Cabrita Reis, artista plástico e pintor.
O CDAP – Prémio Nacional para alunos de Artes Visuais tem como principais objetivos apresentar trabalhos de novos artistas, dando-lhes a oportunidade de participarem numa primeira exposição com acompanhamento curatorial, vendas e catálogo. Pretende também desenvolver uma dinâmica competitiva entre escolas e criar novos meios de divulgação e financiamento para atividades do CDAP.