"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Melodias medievais abrem "Memórias Musicais no Palácio de Sintra"

Todos os concertos realizam-se na sala dos cisnes do Palácio da Vila.

 

O ensemble de música medieval La Reverdie abre esta sexta-feira o ciclo “Reencontros – Memórias Musicais no Palácio de Sintra”.

“O Livro das Maravilhas – Uma viagem musical pelas aventuras de Marco Polo” é o título do recital de hoje, na sala dos Cisnes do palácio, com um programa que visa “uma combinação exótica, contrapondo, aos instrumentos do Ocidente medieval, o ‘kamancheh’ persa e a tabla indiana”, explicou o maestro Massimo Mazzeo, diretor artístico deste ciclo.

No sábado, o agrupamento de origem italiana de Claudia e Liavia Caffagni apresenta o programa “Carlos Magno – Músicas para uma lenda”, recital em que aborda as várias facetas de Carlos Magno (742-814), imperador dos Romanos e rei dos Lombardos e dos Francos e fundador da dinastia Carolíngia, que nos sete séculos seguintes dominou o xadrez político europeu.

Para o maestro Massimo Mazzeo, esta é uma “oportunidade de ouvir composições e histórias que têm Itália como ponto de irradiação, direto e indireto”.

Referindo-se ao ciclo, Mazzeo afirma que tem por objetivo “dar voz a uma programação que terá de entrar mais a fundo naquela que é uma verdadeira ‘geografia de sons’, procurando recriar a unicidade do continente europeu: um caleidoscópio de culturas sempre em devir, um cruzamento de povos, estéticas e tradições”.

No dia 8 de junho, a italiana Mara Galassi, que a organização deste ciclo apresenta como especialista em harpa renascentista, apresenta-se acompanhada pelo flautista português António Carrilho, pelo cravista italiano Enrico Baiano, que interpreta cravo e órgão positivo, e pelo violetista e tangedor espanhol Patxi Montero, que toca viola bastarda.

Os quatro músicos apresentarão o programa “Harmonia ao crepúsculo – Um serão nos séculos XV e XVI”.

A proposta é “transportar o espectador para um universo de sensações em ambiente cortesão, variando entre a alegria e o sofrimento, o amor e a inconstância, a virtude e o pecado”.

Nos dias 16 e 17 de junho, os concertos são protagonizados pelo agrupamento coral De Labyrintho, dedicado ao repertório pré-barroco, em particular o repertório italiano da Renascença, que interpreta “Threnos – As lamentações do profeta Jeremias”, com obras de Marc’Antonio Ingegneri, Claudio Monteverdi, nascido há 450 anos, e “O sonho da Graça", para "a arte sublime" do flamengo Josquin Desprez.

“Reencontros – Memórias musicais no Palácio de Sintra”, uma iniciativa conjunta da Parques de Sintra-Monte da Lua, que gere o palácio nacional, e do Centro de Estudos Musicais Setecentistas em Portugal, encerra a terceira temporada de música.

Todos os concertos realizam-se na sala dos cisnes do Palácio da Vila, em Sintra, cuja fundação moura remonta ao século XI, sendo o “único paço real medieval português que chegou íntegro aos nossos dias”, segundo a PSML.


in Rádio Renascença | 2 de junho de 2017

Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,865,076