Notícias
Deixe um livro e leve outro nos quiosques “Troca por Troca”
Até ao final do mês de setembro é possível trocar livros para ler gratuitamente no centro da cidade de Vila Nova de Famalicão, através dos quiosques “Troca por Troca”.
A iniciativa surge no seguimento do projeto de leitura municipal “Troca por troca: deixe um livro, leve outro”, da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, que a convite do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco e da Biblioteca Escolar da EB Luís de Camões, se alia agora ao projeto pedagógico MarkaGeração.pt, dos alunos do 4ºBA, com a participação das turmas do 2ºBC e 2ºBD, da EB Luís de Camões.
Os quiosques estão localizados na Praça D. Maria II e Parque de Sinçães e são apadrinhados pelo antigo presidente da Câmara Municipal e escritor Agostinho Fernandes e pela escritora Manuela Monteiro.
Na inauguração dos quiosques, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, elogiou a união de esforços em rol de um objetivo comunitário. “É bom ver a associação de pais, os alunos e toda a comunidade educativa envolvida num projeto com um relevo muito grande para a nossa comunidade”, afirmou, salientando o objetivo principal da iniciativa que “é o estimulo à leitura e a promoção da troca de livros para que as pessoas tenham acesso a várias oportunidades de leitura”. O autarca destacou ainda que a iniciativa se distingue do ponto de vista “da criação de laços comunitários porque através da troca dos livros, os jovens e as crianças ganham uma sensibilidade social muito grande, um sentimento de pertença a uma comunidade”, realçando que se trata “de um excelente exemplo de uma boa prática comunitária”.
Refira-se que os Quiosques Troca por Troca são uma extensão do projeto “Troca por troca: deixe um livro, leve outro”, um projeto municipal de leitura, integrado no programa +Leitura+Comunidade, promovido pelo Município de Vila Nova de Famalicão, que pretende envolver a comunidade local numa campanha de oferta e troca de livros usados.
O seu objetivo é estimular, desenvolver e consolidar hábitos de leitura através de iniciativas de cedência e troca solidária de livros que permitirão, aos seus participantes, renovar as suas coleções particulares.