"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Uma Filha Diferente"

A autobiografia de uma rapariga que contornou as regras e colocou a vida em risco para perseguir um sonho.

 

A 31 de maio chega às livrarias com a chancela Albatroz Uma Filha Diferente, a autobiografia da campeã de squash Maria Toorpakai Wazir. Nascida numa ultraconservadora tribo paquistanesa, cedo aceitou fingir ser um rapaz para se poder dedicar ao desporto. Mas quando a paixão pelo squash chamou por ela, Maria assumiu a sua identidade e acabou por se tornar campeã nacional. Ao mesmo tempo, transformou-se num símbolo daquilo que os talibãs não consideravam aceitável numa mulher e, com a sua vida em risco, acabou por fugir do país. 

Esta é uma inspiradora história da perseguição de um sonho e de luta pelos direitos das mulheres. Maria tem atualmente 26 anos e vive nos EUA.

O LIVRO
Maria Toorpakai Wazir nasceu numa Área Tribal do Paquistão, numa zona repressiva e violenta, onde a simples ideia de mulheres serem atletas profissionais é considerada haram (a palavra árabe para «proibido»). No entanto, Maria, fruto de uma união singular, foi desde tenra idade incentivada a viver como rapaz – a sua família, e em particular o pai, sabiam que só assim ela conseguiria evoluir enquanto ser humano.
Uma filha diferente retrata a jornada angustiante de Maria desde que lhe foi permitido viver como rapaz até à descoberta do desporto como forma de emancipação – primeiro, o halterofilismo, ainda sob «disfarce», e mais tarde o squash, a sua verdadeira paixão; do montanhoso Vaziristão do Sul aos becos violentos da cidade fronteiriça de Peshawar e, mais tarde, o mundo ocidental. Para Maria, o desporto foi a tábua de salvação de uma existência submetida ao purdah, a ultraconservadora prática muçulmana na qual se isolam as mulheres, velando-as e confinando-as ao espaço da casa. No entanto, a visibilidade nacional, fruto de um rio de sangue, suor e lágrimas, significou também uma sentença de morte: as luzes da ribalta colocaram-na, e à família, na mira dos talibãs paquistaneses.

A única hipótese de sobrevivência de Maria é fugir do país. Graças ao desporto que tanto ama, alcança finalmente o seu sonho: ser uma campeã e uma voz ativa em defesa dos mais elementares direitos das mulheres.

A AUTORA


Maria Toorpakai Wazir é a melhor atleta feminina do Paquistão em squash. Tendo crescido numa das Áreas Tribais do país, conhecidas pelo seu extremo tradicionalismo, Maria, desde sempre amante do desporto, treinou e competiu disfarçada de rapaz em diversas ocasiões. É irmã de Ayesha Gulalai, um dos membros femininos mais proeminentes da Assembleia Nacional paquistanesa. A sua é, sobretudo, uma história real sobre as vítimas da opressão social.

IMPRENSA

Armada com uma raquete de squash e a sua enorme vontade, Maria Toorpakai elevou-se do tumulto da vida tribal no Paquistão para se tornar não só uma atleta de classe mundial, mas uma verdadeira inspiração para milhões de outras mulheres que lutam para criar o seu próprio caminho para a autonomia. Khaled Hosseini, autor de O menino de Cabul, Mil sóis resplandecentes e E as montanhas ecoaram 

Uma autobiografia poderosa... Os detalhes angustiantes de história de Maria incluem abusos de direitos humanos e tratamento vergonhoso das mulheres, e a narrativa de Toorpakai chega ao cerne da questão de uma forma excecionalmente convincente. Publishers Weekly

Já é difícil que baste tornarmo-nos o melhor do mundo seja no que for. É ainda mais difícil quando há pessoas que nos querem mortos apenas por tentarmos. NBC Sports

Esta surpreendente e inspiradora biografia narra mais do que a vida de Maria; também descreve a história dos seus pais, um casal incrível que, apesar das dificuldades, lutou pela educação dos seus filhos e do povo paquistanês. Library Journal

Título: Uma Filha Diferente
Autor: Maria Toorpakai Wazir com Katharine Holstein
Tradução: Cláudia Ramos
Págs.: 368
PVP: 16,60 €

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "A NOITE"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "A Noite" de José Saramago. Trata-se da primeira peça de Teatro escrita pelo único prémio Nobel da Literatura de língua portuguesa. 

Passatempo

Ganhe convites para "O ANJO DA GUARDA" no Centro Cultural de Carnide

Em parceria com a Buzico! Produções, oferecemos convites duplos para "O Anjo da Guarda" - uma peça de teatro que é uma sátira sobre o flagelo da guerra -, em cena no Centro Cultural de Carnide. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
99,052,293