"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Uma Filha Diferente"

A autobiografia de uma rapariga que contornou as regras e colocou a vida em risco para perseguir um sonho.

 

A 31 de maio chega às livrarias com a chancela Albatroz Uma Filha Diferente, a autobiografia da campeã de squash Maria Toorpakai Wazir. Nascida numa ultraconservadora tribo paquistanesa, cedo aceitou fingir ser um rapaz para se poder dedicar ao desporto. Mas quando a paixão pelo squash chamou por ela, Maria assumiu a sua identidade e acabou por se tornar campeã nacional. Ao mesmo tempo, transformou-se num símbolo daquilo que os talibãs não consideravam aceitável numa mulher e, com a sua vida em risco, acabou por fugir do país. 

Esta é uma inspiradora história da perseguição de um sonho e de luta pelos direitos das mulheres. Maria tem atualmente 26 anos e vive nos EUA.

O LIVRO
Maria Toorpakai Wazir nasceu numa Área Tribal do Paquistão, numa zona repressiva e violenta, onde a simples ideia de mulheres serem atletas profissionais é considerada haram (a palavra árabe para «proibido»). No entanto, Maria, fruto de uma união singular, foi desde tenra idade incentivada a viver como rapaz – a sua família, e em particular o pai, sabiam que só assim ela conseguiria evoluir enquanto ser humano.
Uma filha diferente retrata a jornada angustiante de Maria desde que lhe foi permitido viver como rapaz até à descoberta do desporto como forma de emancipação – primeiro, o halterofilismo, ainda sob «disfarce», e mais tarde o squash, a sua verdadeira paixão; do montanhoso Vaziristão do Sul aos becos violentos da cidade fronteiriça de Peshawar e, mais tarde, o mundo ocidental. Para Maria, o desporto foi a tábua de salvação de uma existência submetida ao purdah, a ultraconservadora prática muçulmana na qual se isolam as mulheres, velando-as e confinando-as ao espaço da casa. No entanto, a visibilidade nacional, fruto de um rio de sangue, suor e lágrimas, significou também uma sentença de morte: as luzes da ribalta colocaram-na, e à família, na mira dos talibãs paquistaneses.

A única hipótese de sobrevivência de Maria é fugir do país. Graças ao desporto que tanto ama, alcança finalmente o seu sonho: ser uma campeã e uma voz ativa em defesa dos mais elementares direitos das mulheres.

A AUTORA


Maria Toorpakai Wazir é a melhor atleta feminina do Paquistão em squash. Tendo crescido numa das Áreas Tribais do país, conhecidas pelo seu extremo tradicionalismo, Maria, desde sempre amante do desporto, treinou e competiu disfarçada de rapaz em diversas ocasiões. É irmã de Ayesha Gulalai, um dos membros femininos mais proeminentes da Assembleia Nacional paquistanesa. A sua é, sobretudo, uma história real sobre as vítimas da opressão social.

IMPRENSA

Armada com uma raquete de squash e a sua enorme vontade, Maria Toorpakai elevou-se do tumulto da vida tribal no Paquistão para se tornar não só uma atleta de classe mundial, mas uma verdadeira inspiração para milhões de outras mulheres que lutam para criar o seu próprio caminho para a autonomia. Khaled Hosseini, autor de O menino de Cabul, Mil sóis resplandecentes e E as montanhas ecoaram 

Uma autobiografia poderosa... Os detalhes angustiantes de história de Maria incluem abusos de direitos humanos e tratamento vergonhoso das mulheres, e a narrativa de Toorpakai chega ao cerne da questão de uma forma excecionalmente convincente. Publishers Weekly

Já é difícil que baste tornarmo-nos o melhor do mundo seja no que for. É ainda mais difícil quando há pessoas que nos querem mortos apenas por tentarmos. NBC Sports

Esta surpreendente e inspiradora biografia narra mais do que a vida de Maria; também descreve a história dos seus pais, um casal incrível que, apesar das dificuldades, lutou pela educação dos seus filhos e do povo paquistanês. Library Journal

Título: Uma Filha Diferente
Autor: Maria Toorpakai Wazir com Katharine Holstein
Tradução: Cláudia Ramos
Págs.: 368
PVP: 16,60 €

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,758,365