"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Católica Porto envolvida em projeto que venceu “Prémio Europa Nostra”

Distinção foi atribuída às obras de reabilitação da Igreja de S. Pedro da Torre dos Clérigos, fiscalizadas pelo Centro de Conservação e Restauro

Católica Porto

 

O Centro de Conservação e Restauro (CCR) da Universidade Católica Portuguesa - Porto participou no projeto distinguido com o Prémio da União Europeia para o Património Cultural/Europa Nostra 2017, galardão anual que destaca trabalhos realizados a nível europeu no domínio do património histórico e cultural. A distinção encontra-se relacionada com as obras realizadas no processo de reabilitação da Igreja de S. Pedro da Torre dos Clérigos, nas quais o CCR da Católica Porto desempenhou um papel fulcral ao nível da consultoria e fiscalização.

A equipa multidisciplinar do CCR – destacada para acompanhar o trabalho de restauro e conservação de um dos monumentos mais emblemáticos do Porto – assumiu a fiscalização no local (nas pedras, nos revestimentos em estuque, nos metais e nas talhas), bem como em todo o património móvel da Igreja e Torre dos Clérigos (desde a pintura sobre tela, ao mobiliário e à escultura). Refira-se que, já em 2015, este projeto havia vencido o Prémio Vasco Vilalva, da Fundação Calouste Gulbenkian.

Católica colaborou em três iniciativas nacionais premiadas

É importante destacar, igualmente, que a Universidade Católica Portuguesa colaborou em três iniciativas portuguesas distinguidas com o prémio Europa Nostra. Em 2013, o “SOS Azulejo”, projeto criado pelo Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, da Faculdade de Ciências Humanas, e que se dedica à salvaguarda e valorização do património azulejar, arrecadou o “Grande prémio” da União Europeia para o Património Cultural. Três anos depois, a Sé e Museu Diocesano de Santarém trazem a Portugal nova distinção em conservação do património, tendo contado também com a participação do CCR, que foi responsável pelo restauro e estudo cientifico de um importante lote de peças.

Este ano – entre as cerca de 200 candidaturas apresentadas por organizações e indivíduos – foram selecionados 29 vencedores, escolhidos por júris constituídos por peritos independentes. A cerimónia de entrega dos Prémios Europeus do Património decorreu no passado dia 15 de maio, em Turku, na Finlândia.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,258,701