"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Curtas Vila do Conde celebra 25 anos com "carta branca" a 25 personalidades

Festival lança publicação comemorativa para evocar o quarto de século de história. 25.ª edição decorre de 8 a 16 de julho, e vai também regressar ao Auditório Municipal.

 

O festival Curtas Vila do Conde vai celebrar a 25.ª edição com a edição de um livro com textos de 25 convidados, que vão ter "carta branca" para escolher outros tantos filmes do passado do festival.

Em comunicado, a organização do Curtas Vila do Conde, que se realiza de 8 a 16 de julho e volta ao Auditório Municipal, anunciou que "uma das iniciativas inseridas nas comemorações do 25.º aniversário é o lançamento de um livro que reúne 25 textos de reflexão, memória e ficção inspirados na experiência dos seus autores no Curtas Vila do Conde", assinados por "25 personalidades ligadas a áreas como o cinema, a música, o jornalismo e a literatura".

Realizadores, como Miguel Gomes; diretores de fotografia, como Rui Poças; escritores, como Valter Hugo Mãe e Pedro Paixão; músicos, como Adolfo Luxúria Canibal e Paulo "The Legendary Tigerman" Furtado; críticos e programadores de cinema, como João Lopes e António Rodrigues, integram o naipe de convidados a escrever sobre a (sua) história do festival.

"Em complemento ao lançamento do livro, os 25 autores da publicação foram convidados a escolher um filme, apresentado numa das edições anteriores do Curtas Vila do Conde, para uma extensa carta-branca. Estas escolhas serão distribuídas em várias sessões de cinema que vão exibir obras de cineastas como Manoel de Oliveira, Federico Fellini, Jean-Luc Godard, Maya Deren, Artavazd Pelechian, Chris Marker, Hal Hartley, Miguel Gomes, Matthias Müller, Man Ray, Gus Van Sant e João Pedro Rodrigues, entre outros", acrescentou o Curtas.

O festival vai apresentar a 1 de julho, na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, "uma sessão especial com uma seleção dos filmes que integram esta 'carta branca'".

Adicionalmente, para comemorar os 25 anos de história, o festival está de volta ao Auditório Municipal, que "acolheu as primeiras 18 edições do Curtas Vila do Conde". Ali apresentará sessões especiais, concertos, performances e uma exposição fotográfica.

As sessões das secções principais do certame decorrem, como habitualmente, no Teatro Municipal de Vila do Conde (ex-Cine-Teatro Neiva), com extensões do programa à Solar – Galeria de Arte Cinemática. Seguindo também o figurino que fez a marca do Curtas Vila do Conde, a programação – que será apresentada nas próximas semanas – estende-se a outras áreas artísticas, como o vídeo, a performance, as artes visuais e a música.


por Lusa in Jornal Público | 23 de maio de 2017

Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,864,913