"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Assistente virtual Alexa chegou à Casa do Futuro

Abrir a porta e acender a luz com a voz - tecnologia Techsensys nas casas do futuro


“Alexa sobe os estores!”
Este é um dos comandos de voz desenvolvido pela tecnológica portuguesa Techsensys que é possível dar à assistente virtual Alexa. Utiliza inteligência artificial e foi criada pela empresa norte-americana Amazon, à qual a Techsensys associou informação através da codificação de comandos em língua inglesa. Uma solução pioneira em Portugal que desenvolveu a domótica da ‘Casa do Futuro’ – uma exposição que pode ser vista e experienciada no museu da Fundação Portuguesa das Comunicações - FPC, em Lisboa. A novidade do controlo verbal, através da internet, pretende mostrar novos conceitos de habitação, ajudar pessoas invisuais ou com mobilidade reduzida ou somente agilizar as ações do quotidiano de uma casa.

Subir e descer estores, ligar e apagar as luzes, abrir a porta, controlar a opacidade das janelas, pedir para pôr música a tocar, pesquisar sobre tudo o que se encontre online, são alguns dos comandos verbais que os visitantes podem experimentar, através da sua própria voz, e colocar a tecnologia ao serviço das pessoas.

“Sabemos que a Internet das Coisas permite criar novas realidades e adaptá-la às necessidades da sociedade e de cada pessoa em particular. Assim, podemos criar cidades, empresas e casas inteligentes, onde tudo se transforma em informação, que nos permite desenvolver mais serviços, otimizar a nossa eficiência e qualidade de vida. Neste caso em concreto, a nossa equipa da Techsensys desenvolveu uma solução que nos permite experienciar as diversas ações que fazemos dentro de casa de uma forma mais inteligente. Paralelamente, a mesma aplicação é também uma solução que permite à Fundação Portuguesa das Comunicações obter dados sobre a interatividade das visitas e os níveis de participação por tipologia de visitante. Desde que a solução foi instalada, no início do ano, foram já registadas cerca de 2000 interações com esta solução. O resultado está à vista – e vale a pena ser vivido – na Casa do Futuro”, afirma o responsável pela Techsensys, Luís Juncá.

A parceria entre a FPC e a Techsensys chama-se ‘IoT (Internet of Things) Upgrade’ e pretende melhorar a experiência dos visitantes da Casa do Futuro, através da inteligência e da interatividade da exposição.

“A Casa do Futuro é um projeto expositivo em permanente evolução com a introdução de novas funcionalidades e é construída integrando tecnologias de vários parceiros, nomeadamente o novo projeto IoT UpGrade da Techsensys. Esta solução da Casa do Futuro permite uma experiência única ao visitante integrando várias perspetivas: a possibilidade de controlar a Casa e os seus serviços usando o interface mais natural do mundo, a voz, e o acesso a uma assistente virtual inteligente, uma companheira que conversa e aprende em cada interação. Do ponto de vista da gestão da Casa, a solução permite registar informação sobre a interatividade dos visitantes. É mais uma etapa na vida da Casa do Futuro – a entrada no mundo da internet das coisas, da inteligência artificial e do big data”, afirma Teresa Salema, membro do conselho executivo da FPC.

Visite a Casa do Futuro aqui:



Casa do Futuro
É um espaço expositivo que demonstra as potencialidades e benefícios das novas tecnologias num ambiente doméstico, contribuindo para uma maior e melhor qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. São muitos os motivos para visitar este projeto expositivo que se adapta e evolui constantemente, apresentando ao público novos conceitos e soluções na habitação, com grande impacto no bem-estar dos cidadãos. Uma antecipação realista de um futuro próximo mais sustentado.

Dados técnicos

- Comandos de voz desenvolvidos pela Techsensys interagem com a tecnologia previamente existente na exposição;
- Solução pioneira em Portugal;
- Utilizada a tecnologia Amazon Echo, composta por colunas altifalantes inteligentes e pela assistente virtual de nome Alexa que combina inteligência artificial e deep learning;
- Demonstra-se ainda a transformação que vai marcar o futuro da computação, no qual a voz virá suprimir a necessidade de abstração de um user interface da mesma forma que as janelas, ícones, menus e touchscreens vieram substituir comandos de teclado complexos.

Techsensys
Criado em 2016, é o centro de competências da BOLD International especializado em Internet of Things (IoT) que se dedica a todos os setores de atividade em que a informação e o controlo em tempo real são fatores críticos de sucesso. Desenvolve soluções end-to-end para monitorização e gestão remotas, através da última geração de Wireless Sensor Networks, em áreas como indústria, segurança e ambiente, cidades inteligentes, agricultura e construção civil.

Fundação Portuguesa das Comunicações
A Fundação Portuguesa das Comunicações é uma instituição de direito privado, considerada de utilidade pública, constituída em 1997, e tem como Instituidores a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), os CTT- Correios de Portugal e a Portugal Telecom (PT). Tem por missão promover o estudo, a conservação e a divulgação do património histórico, científico e tecnológico das comunicações, bem como realizar atividades de investigação, cooperação e de imagem que visem divulgar a evolução histórica e as novas tecnologias do sector.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,258,899