"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Cinema

"On the Silver Globe" de Andrzej Zulawski no IndieLisboa 2017

O IndieLisboa 2017 e o colectivo White Noise, em colaboração com a Cinemateca Portuguesa, apresentam "On the Silver Globe" (Na srebrnym globie, 1987), de Andrzej Zulawski, em restauro digital e com introdução do investigador Daniel Bird.

 

On the Silver Globe é a adaptação livre dos dois primeiros volumes de “The Lunar Trilogy" (“On the Silver Globe” e "The Victor") do escritor modernista Jerzy Zulawski, tio-avô do cineasta. Aparentemente um filme de ficção científica, tem uma abordagem filosófica ambiciosa sobre a imutável natureza humana que impossibilita a conquista da verdadeira liberdade e a superação das suas próprias limitações. Trata-se de uma obra-prima visionária, semelhante a um puzzle psicadélico, repleto de referências à religião, história e cultura.

Quatro astronautas estabelecem-se num planeta alienígena na tentativa de criar o seu próprio paraíso, livre de fraquezas e vícios da civilização moderna. Este conceito ambicioso é rapidamente deformado pelos seus descendentes degenerados que, inadvertidamente, repetem os erros praticados pela raça humana: estabelecem uma sociedade hierárquica, reverenciam falsos deuses, procuram a expansão e o conflito com os mais evoluídos Szerns. Quando um estranho chega ao planeta, primeiro é encarado como um salvador, acabando por ser traído e morto, provando que o mal e o vício não provêm da circunstância ou do meio, mas da própria natureza humana.

A obra destaca-se pela inovadora forma visual que agora pode ser totalmente apreciada. Os planos com a câmara à mão são especialmente cativantes, podendo a primeira parte, em que o espectador assiste a acontecimentos a partir da perspectiva da câmara, classificar o filme como um precursor da técnica "found footage", actualmente bastante popular.

Em 1977, o trabalho nesta produção de grande orçamento foi interrompido pelo Ministro da Arte e da Cultura. A maioria dos cenários e do guarda roupa foi destruída, sendo Anrdzej Zulawski forçado a abandonar a Polónia. Depois de quase uma década, regressou para completar a obra inacabada. O realizador usou filmagens documentais de várias zonas da Polónia e usou a sua voz para preencher as partes que faltavam no enredo.

Para mais informações, consulte o site do colectivo White Noise ou a página do evento no Facebook.

Produção: IndieLisboa, White Noise
Apoio: Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema

Agenda
Exposições

Noora Manty | MANU

Galeria da Estação - Encontros da Imagem 6 Jul a 31 Ago 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,834,023