"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"A Voz da Mãe Dava Sentido às Estrelas"

Assírio & Alvim lança livro de Rabindranath Tagore com textos breves sobre a infância.

 

Depois de ter publicado, no ano passado, A Asa e a Luz, a Assírio & Alvim lança agora, a 27 de abril, um novo livro de Rabindranath Tagore, A Voz da Mãe Dava Sentido às Estrelas – Textos breves sobre a infância.
Traduzido por Joaquim M. Palma, este livro inclui material diverso de Tagore: porventura aquilo que de mais belo ele escreveu a respeito da infância. Aqui vamos encontrar o seu livro A Lua Crescente (The Crescent Moon) em versão completa, que o autor dedicou ao filho na sequência da morte de sua mãe; do restante conteúdo fazem parte textos extraídos, sempre na sua forma integral, dos livros My Reminiscences e My Childhood Days.
A natureza destes escritos resulta da apurada sensibilidade poética do autor, estimulada pela presença da beleza que envolve o surgimento de qualquer criança no mundo e pelo encantamento que é observar o seu crescimento, onde não falta também o mistério da morte.

Sobre o Autor
Compositor, pintor e escritor de expressão bengali e inglesa, nascido em 1861 e falecido em 1941, o indiano Rabindranath Tagore foi o primeiro não europeu a ser galardoado com o Prémio Nobel da Literatura, em 1913. Como escritor, introduziu novas formas de prosa e de verso na literatura bengali. Simultaneamente foi um mestre espiritual, um reformador social e um importante polemista, procurando promover um ideal de cultura e tolerância baseado na tradição hindu. Defendendo que a educação era a base de toda a sociedade, em 1901 fundou uma escola experimental em Shantiniketan que se transformaria, anos mais tarde, numa universidade onde se conjugava a tradição hindu com a ocidental. Durante toda a sua vida lutou por um projeto de cooperação internacional, realizando várias conferências por diversos países.
O conjunto da sua obra é bastante variado: composições líricas, romances, contos, ensaios, obras dramáticas e autobiografias. Tagore foi sobretudo um poeta em cujas composições de expressão mística e patriótica, como em Gitanjali, se destacam as imagens simbólicas e um tom poético refinado e lírico. Além do prémio Nobel da Literatura, foi-lhe atribuído o título de cavaleiro do Império Britânico (1915), que renunciou como forma de protesto contra a repressão britânica na Índia.

Título: A Voz da Mãe Dava Sentido às Estrelas
Autor: Rabindranath Tagore
Tradução e apresentação de: Joaquim M. Palma
N.º de Páginas: 168
PVP: 15,50 €
Coleção: Documenta Poética

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,758,798