"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Penafiel: Mosteiro de Paço de Sousa em obras

O início desta nova página da vida do Mosteiro de Paço de Sousa está agendado, simbolicamente, para o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, 18 de abril, terça-feira, às 11h30, com a assinatura, no local, do auto de consignação da empreitada de conservação, salvaguarda e valorização.


O Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa, em Penafiel, vai ser objeto de um amplo conjunto de obras, escavações arqueológicas e trabalhos de conservação e restauro, durante os próximos nove meses, num investimento de meio milhão de euros.

O projeto técnico desta intervenção foi elaborado pelos serviços da Direção Regional de Cultura do Norte, entidade à qual aquele monumento nacional se encontra afeto.

O Mosteiro do Salvador de Paço do Sousa, antigo mosteiro beneditino, uma das maiores referências da arquitetura românica nacional, é um dos 58 monumentos que integra, atualmente, o projeto turístico-cultural da Rota do Românico.

Os trabalhos vão incluir a recuperação das coberturas, a drenagem e desaterro da envolvente, a limpeza e tratamento das paredes, a conservação dos tetos, a instalação elétrica e a requalificação do claustro.

Esta empreitada será acompanhada pela realização de escavações arqueológicas que, em conjunto, representarão um investimento de 386 mil euros.

Oportunamente, serão desenvolvidos também alguns trabalhos de conservação e restauro na sacristia da igreja, que terão como alvo o mobiliário, o retábulo, os caixotões e a pintura mural do lavabo, num investimento de cerca de 114 mil euros.

Todas as intervenções referidas serão cofinanciadas em 85% pelo Programa Operacional Regional do Norte 2014/2020 (Norte 2020), através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, e em 15% pelo Município de Penafiel, no âmbito da operação "Rota do Românico: Património, Cultura e Turismo" apresentada pela Associação de Municípios do Vale do Sousa.

O Mosteiro de Paço de Sousa foi fundado no século X. A atual igreja foi edificada no século XIII e a capela-mor, a sacristia, o claustro e o que resta do edifício monástico datam dos séculos XVII e XVIII. O conjunto foi alvo de intervenções nos séculos XIX (1883 e 1887) e XX (1937-1939).

No interior da igreja encontra-se uma das mais belas peças da escultura românica nacional: a arca tumular de Egas Moniz de Ribadouro, o lendário aio de D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal.
 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,868,345