"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Os Vadios"

Arte, irreverência e uma amizade indestrutível. "Os Vadios" é o romance de estreia de Emily Bitto.


A Porto Editora publica a 13 de abril Os Vadios, o romance de estreia da australiana Emily Bitto, com o qual ganhou o Prémio Stella 2015 e o reconhecimento da crítica. Emily Bitto oferece-nos neste livro uma narrativa comovente acerca da amizade insuperável entre duas raparigas com uma cumplicidade muito própria - de um lado a voracidade e irreverência de Eva, do outro o torpor e uma certa rigidez de Lily - ambas como que alimentando-se uma da outra. Uma fascinante história de ambição, sacrifício e lealdade.

O LIVRO

No seu primeiro dia de aulas numa nova escola, Lily trava amizade com Eva, uma das filhas do infame artista avant-garde Evan Trentham. Ele e a sua esposa, Helena, tentam escapar ao conservadorismo sufocante da Austrália dos anos 1930 convidando outros artistas, cujo ideal e ambição se coadunam com os seus, para viver e trabalhar em sua casa. À medida que a amizade de Lily e Eva cresce, a primeira deixar-se-á seduzir pela excentricidade desta residência de artistas, ansiando por se integrar e pertencer verdadeiramente a uma família improvisada. Mas há sempre um preço a pagar pelo sonho e, falhada a utopia, serão as filhas de Evan que mais sofrerão com as escolhas dos pais.

Primeiras Páginas
Disponíveis aqui.

A AUTORA


Emily Bitto vive em Melbourne, Austrália. Tem um mestrado em Estudos Literários e um doutoramento em Escrita Criativa pela Universidade de Melbourne. A versão manuscrita do seu romance de estreia, Os Vadios, esteve nomeado para a edição de 2013 do Victorian Premier’s Literary Award for an Unpublished Manuscript, e a versão impressa acabaria por vencer o Prémio Stella em 2015.
Esteve também nomeado para os prémios The Indie Book Award for Debut Fiction, o NSW Premier’s Prize for New Writing, o Dobbie Literary Award e o Dublin IMPAC.

IMPRENSA

Através da narrativa de uma pequena comunidade artística há mais de oitenta anos, Bitto centra o seu olhar na disfuncionalidade de uma família e no impacto da perda. Esta história de um modo de vida boémio é sobre mais do que apenas champanhe e cigarros; os laços fortes, lutas morais e consequências devastadoras vividas pelas suas personagens femininas centrais dão a Os Vadios a sua substância.

The Guardian

Bitto adopta um ritmo calmo, sem pressa, na sua escrita, que combina com a época em questão à medida que explora, com uma paixão serena, tanto o revés da vida criativa na família, quanto a própria definição de família.
Kirkus Reviews

Um primeiro romance notável […]. As cenas que envolvem a comuna de Trentham são vividamente escritas por Bitto, quase pictóricas […]. Com método, um sentimento de catástrofe iminente é tecido na narrativa, fazendo o desfecho parecer inevitável, dado os egos dos artistas e as suas deliberadas perturbações.
The New York Times

Se pegarmos em qualquer frase de Os Vadios, podemos admirar a pura arte da sua melodia e composição… É uma leitura extremamente prazenteira.
Bookseller + Publisher

Pleno de exuberância, detalhe hipnotizante e uma compreensão profunda da amizade entre jovens raparigas.
The New Yorker

Título: Os Vadios
Autor: Emily Bitto
Tradução: Dinis Pires
Págs.: 248
PVP: 17,70 €

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,758,391