"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

IndieLisboa: Festival faz do cinema português um "ponto de honra"

O 14º Festival Internacional de Cinema Independente terá, de 3 a 14 de maio, 296 filmes, dos quais 45 são portugueses, e um orçamento superior ao ano passado.

"Coração Negro" de Rosa Coutinho Cabral é um dos 45 filmes portugueses a ser exibido no festival IndieLisboa 2017 | Direitos reservados

 

Da programação, que é extensa, Miguel Valverde, da direção do IndieLisboa, destacou a maior seleção de sempre de filmes portugueses para as secções competitivas: seis longas-metragens, a maioria em estreia mundial, e 18 curtas-metragens.

Nas longas estão presentes filmes de Jorge Cramez, Rosa Coutinho Cabral, André Valentim Almeida, Miguel Clara Vasconcelos, Pedro Maia e Susana de Sousa Dias. Nas curtas, há filmes de André Gil Mata, Diogo Costa Amarante, Salomé Lamas, Leonor Noivo e Joana Pimenta, alguns já exibidos noutros festivais.

Fora das secções competitivas, a organização destacou ainda dois filmes: Colo, de Teresa Villaverde, que abrirá o IndieLisboa, e Rosas de Ermera, que Luís Filipe Rocha rodou em Timor-Leste, com a família de José Afonso.




"O cinema português está a viver um momento excelente, com premiações inúmeras em festivais (...). Contrariando a tendência que se está a viver em Portugal, com as questões com o ICA [Instituto do Cinema e do Audiovisual], júris e financiamentos, à margem disso, os cineastas pegam nas suas equipas e continuam a arranjar maneira de filmar. Talvez seja por essa perseverança que tenhamos recebido este ano muito mais filmes do que é habitual, pelo menos nas longas", disse Mafalda Melo, programadora, à agência Lusa.

Quando à competição de longas-metragens, Mafalda Melo descreveu-a como "uma proposta talvez mais arriscada, maioritariamente composta por primeiras obras. São filmes muito fortes, muito impactantes, que trabalham em terreno narrativo, mas que estão permanentemente a desconstruir fronteiras".

O IndieLisboa já tinha anunciado antes que os "heróis independentes" desta edição serão o realizador norte-americano Jem Cohen e o cineasta francês Paul Vecchiali - ambos estarão em maio em Lisboa - e que o filme de encerramento seria o documentário I am not your negro, de Raoul Peck, nomeado para os Óscares, sobre a obra inacabada do escritor norte-americano James Baldwin, Remember This House.

 



O IndieJúnior, dedicado a famílias e escolas, já se tornou a maior secção do IndieLisboa; uma aposta da organização pensada a longo termo na formação de públicos: "É muito importante mostrar filmes às crianças para que elas deixem de pensar que só aquilo que veem na televisão e no cinema comercial é aquilo que existe. Porque existe muito mais além disso", afirmou Mafalda Melo.

"São estas crianças que vêm ao IndieLisboa que vão regressar como adultos ao festival", disse.

O IndieMusic, que pela primeira vez terá um júri, conta com filmes sobre os Oasis, Sleaford Mods, sobre o músico e editor James Lavelle, Frank Zappa e Tony Conrad.

Um dos programas paralelos destacados pelo festival, mas fechado ao público, é o Lisbon Screenings, com apresentação de alguns filmes portugueses - em diferentes fases de produção - a diretores, programadores de festivais e distribuidores internacionais.

Segundo Miguel Valverde, são convidados intervenientes de festivais como Cannes, Berlim, Locarno, Sundance ou Veneza.

Perante quase 300 filmes, Mafalda Melo deixa uma sugestão aos espectadores: "Não se deixar ofuscar pelos nomes mais conhecidos, mas procurar algumas pérolas escondidas na programação e aproveitar as festas e os concertos do Indie by Night".

Veja toda a programação aqui



 

por Lusa, in Diário de Notícias | 5 de abril de 2017 

Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,868,545