"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Genet por Marco Martins no arranque de trimestre de luxo no Constantino Nery

Programação do teatro municipal inclui a estreia do novo espetáculo do TEP e da novíssima Companhia de Dança de Matosinhos. Mas também haverá teatro galego, os festivais Dias da Dança e FITEI e a chegada ao norte, de um dos grandes espetáculos do ano passado no D. Maria II.

As Criadas

 

“As Criadas”, de Jean Genet, com encenação de Marco Martins e interpretação de Beatriz Batarda, Sara Carinhas e Luísa Cruz, foi um dos grandes espetáculos de 2016 no Teatro Nacional D. Maria II. Chega finalmente ao Norte do país no próximo sábado, 8 de abril, abrindo a programação do Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery para o segundo trimestre de 2017.

Da tradução do texto, realizada pela poetisa Matilde Campilho, ao desenho de luz a cargo de Nuno Meira, a produção de “As Criadas” liderada por Marco Martins está cheia de motivos que a aconselham vivamente, tendo esgotado a sala estúdio do teatro nacional lisboeta durante a temporada que ali realizou no final do ano passado. O espetáculo promete controvérsia, drama e emoções fortes, num cenário que lembra um local de combate. O texto de Genet tem por base um caso real em que duas criadas assassinaram a patroa em Le Mans, nos anos 1930.

Para 20 de abril está marcada a estreia absoluta do mais recente trabalho do Teatro Experimental do Porto, “O grande tratado de encenação de António Pedro”, que evoca o “Pequeno Tratado da Encenação” escrito em 1962 pelo fundador do TEP. A partir da obra, Rui Pina Coelho construiu uma situação dramática onde, no Portugal dos anos 1950, três jovens discutem a utopia de um país novo, como se de um novo espetáculo de teatro se tratasse. Com encenação de Gonçalo Amorim, a peça, que estará em cena até 23 de abril, traz ainda um elenco composto por Sara Barros Leitão, Catarina Gomes e Paulo Mota.

Depois, entre 27 de abril e 13 de maio, passará também pelo Constantino Nery a segunda edição do festival Dias da Dança, que traz, entre outros, “Terça-feira: Tudo o que é solido dissolve-se no ar”, coreografado por Cláudia Dias e considerado um dos melhores espetáculos do mês de abril pela revista Time Out Porto.

A 1 de maio regressa a Grande Pesca Sonora, o projeto que a Orquestra Jazz de Matosinhos leva a cabo com a comunidade escolar do concelho. A 20 chega da Galiza “A Cabeza do Dragón”, um clássico de Ramón María de Valle-Inclán com encenação de Quico Cadaval, outro nome grande do teatro galego. Seis dias depois, a 26, passa por Matosinhos outro clássico, desta vez norte-americano: “Por Amor”, de Sam Shepard, com encenação de António Melo.

Para junho, entre os dias 11 e 14, está agendada a passagem por Matosinhos de dois dos espetáculos do Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI), cabendo ao Constantino Nery acolher “Casco Azul”, dos chilenos Teatro Amplio. Antes disso, a 1 de junho, estreia em Matosinhos “Uma Bailarina Espe(ta)cular”, criação a cargo da nova Companhia de Dança de Matosinhos a pensar (também) nos mais pequenos. 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,868,170