"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Novelas Policiárias – Uma antologia"

Antologia dá a conhecer um surpreendente género na obra pessoana.

 

A Assírio & Alvim publica a 23 de março um novo volume da coleção Pessoa Breve: Novelas Policiárias – uma antologia, reúne as mais importantes histórias policiais de Fernando Pessoa, numa edição de Ana Maria Freitas e Fernando Cabral Martins.

As novelas de detetives, que Pessoa designa pelo neologismo «policiárias», constituem um surpreendente e pouco divulgado género da sua obra. Apreciador e conhecedor da história da literatura policial, Fernando Pessoa escreveu durante várias décadas textos neste género, e alguns deles estão entre os seus mais extraordinários escritos.

Os trechos aqui antologiados, bem como o prefácio previsto para a sua publicação, são marcados pela presença de uma personagem de raciocinador sofisticado, Abílio Quaresma, «médico sem clínica» e «matemático da realidade».

SOBRE O AUTOR


Fernando Pessoa nasceu em Lisboa a 13 de junho de 1888. Em vida apenas publicou uma ínfima parte da sua vasta obra. O trabalho em redor da famosa arca pessoana continua, ainda hoje, a mostrar ao público novos inéditos, alguns deles a revelar em livros futuros desta coleção. É, a par de Camões, o maior ícone da literatura portuguesa, estando traduzido em dezenas de línguas, do espanhol ao inglês, do russo ao japonês. Faleceu a 30 de novembro de 1935 na mesma cidade que o viu nascer.

Título: Novelas Policiárias – Uma antologia
Autor: Fernando Pessoa
N.º de Páginas: 200
PVP: 9,90 €
Coleção: Pessoa Breve

Agenda
Teatro

O Principezinho

Auditório Paroquial São Mamede de Infesta 5 Jan 2025  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
100,870,051