Notícias
FameLab 2017 :: Inscrições Abertas
O desafio lançado aos candidatos é o de apresentarem perante uma audiência um tópico científico à escolha, em três minutos, de uma forma muito apelativa e informativa, sem o apoio de audiovisuais.
Estão abertas as inscrições para o concurso FameLab 2017, até dia 19 de março. Aberto a qualquer pessoa com idade igual ou superior a 18 anos, que trabalhe ou estude nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia ou matemática, este concurso tem por objetivo encontrar e formar bons comunicadores de ciência que poderão fomentar o interesse pela ciência e pela carreira científica ente os jovens.
Para se inscrever é necessário submeter um registo em vídeo da comunicação. Serão selecionados para a meia-final as apresentações mais dinâmicas, cientificamente corretas e claras, sendo que a qualidade do vídeo não é um critério de avaliação. Na meia-final, que terá lugar na Fundação Calouste Gulbenkian a 22 de abril, os concorrentes apresentarão a sua comunicação ao vivo, perante um júri e uma audiência, para que sejam apurados os 10 finalistas. Estes terão direito a uma formação intensiva com um especialista internacional (uma masterclass), para se prepararem para a final nacional, que terá lugar em maio, no Pavilhão do Conhecimento Ciência Viva. Aí será escolhido o vencedor, que representará Portugal na final internacional, a decorrer no Reino Unido em junho de 2017.
O FameLab, organizado desde 2010 em Portugal pela Ciência Viva e pelo British Council, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian (desde 2014), é um dos maiores concursos do mundo de comunicação de ciência. Ana Armada-Moreira, doutoranda em Neurociências, e membro de duas bandas, foi a vencedora do FameLab 2016 e representou Portugal nas finais do concurso do ano passado, durante o Festival de Ciência de Cheltenham.
Inscreva-se AQUI.