Notícias
Jovem designer português distinguido em Frankfurt
O jovem designer industrial João Abreu Valente esteve presente na última edição da feira Ambiente em Frankurt, a maior feira a nível mundial dedicada aos sectores Dining, Living e Giving, em conjunto com Maria Pita Guerreiro.
A dupla de designers portugueses, intitulada O João e a Maria, foi selecionada pelo Talents, um programa especial para jovens designers nas áreas de design de interiores e artigos para mesa e cozinha, para apresentar as suas peças exclusivas, como a coleção Stone Age, tábuas de cozinha em madeira e granito, o conjunto de tábuas de corte de cozinha Copy Paste, que se destacam por serem impressas com serigrafias representativas do layout de um papel ou as taças Half White, um conjunto de taças que é concebido através da manipulação da forma oval original de um balão.
Durante os 5 dias do evento, a dupla causou impacto junto de representantes de fábricas, lojas e revistas de renome que mostraram interesse em produzir, comercializar e divulgar as peças dos jovens designers portugueses.
‘É uma grande honra estar nesta feira e poder estar lado a lado com os melhores na área de tableware e dining. O meu objetivo é divulgar a criatividade e matérias-primas portuguesas e estabelecer parcerias e ligações com designers e marcas internacionais’, referiu o designer.
Atualmente, o jovem designer quer focar toda a sua atenção e criatividade na área de tableware, estando neste momento a desenvolver alguns serviços de pratos para restaurantes, entre outras peças.
Recorde-se que João Abreu Valente já ganhou vários prémios de design nacionais e internacionais, tendo arrecadado o Prémio Finalistas Daciano da Costa, em 2015, com a coleção Teapot’set um serviço de chá original.
Mais sobre João Abreu Valente
Nascido em Lisboa, em 1984, João Abreu Valente Licenciou-se em Design de Produto pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa em 2008, tendo seguido para a Eindhoven Design Academy.
De regresso a Lisboa, em 2013, abriu o seu estúdio e fundou o Arquivo 237, uma plataforma cultural na Rua da Rosa, no Bairro Alto.
Em 2012 criou o Teapot’set: um bule que produz o seu próprio serviço de chá, coleção que já arrecadou alguns prémios importantes de design: Primeiro Prémio na Homeless Design Competition durante o Salone del Mobile, em 2013; Be Open’s Young Talent Award, em 2014 e Prémio Finalistas Daciano da Costa, em 2015.
Instagram