"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Zeca Afonso: O Que Faz Falta"

30 anos de histórias e saudade num livro de memória plural.

 

Foi há 30 anos que nos despedimos de José Afonso – o eter­no Zeca Afonso –, poeta-cantor símbolo da nossa liberda­de. Porque é urgente preservar a memória de um dos maio­res criadores e intérpretes da música popular portuguesa, José Jorge Letria, um dos companheiros do cantor antes do 25 de Abril, fala-nos da vida e obra de Zeca Afonso. E, como num dos temas que todos conhecemos, «traz outro[s] amigo[s] também»: diversos músicos e amigos juntam os seus depoimentos a este livro, contando histórias curiosas, divertidas, memoráveis.

Esta é uma viagem de descoberta do homem por trás da música e da intervenção política. E é também um registo importante de momentos históricos, incluindo os bastido­res da escolha do tema «Grândola, vila morena» como senha para dar início à revolução que nos devolveu a liberdade!

Alípio de Freitas . António de Almeida Santos . António Victorino D’Almeida . Benedicto Garcia Villar . Carlos Alberto Moniz . Carlos de Almada Contreiras . Carlos do Carmo . Durval Moreirinhas . Francisco Fanhais . Isabel do Carmo . João Paulo Guerra . José Barata-Moura . José Fanha . José Luís Louro . José Tengarrinha . Júlio Pereira . Luís Goes . Manuel Freire . Pedro Abrunhosa . Teresa Rita Lopes . Vasco Lourenço . Vitorino

José Jorge Letria. É ficcionista, mas também jornalista, poeta, dramaturgo. Nasceu em Cascais, em 1951, onde foi vereador da Cultura entre 1994 e 2002.

Tem livros traduzidos em mais de uma dezena de idiomas e foi premiado em Portugal e no estrangeiro, desta­cando-se dois Grandes Prémios da APE, o Prémio Aula de Poesia de Barcelona, o Prémio Internacional UNESCO, o Prémio Eça de Queiroz – Município de Lisboa e o Prémio da Associação Pau­lista de Críticos de Arte. O essencial da sua obra poética encontra-se conden­sado nos dois volumes da antologia O Fantasma da Obra.

Ao lado de nomes como José Afonso e Adriano Correia de Oliveira, foi um dos mais destacados cantores políticos portugueses, tendo sido agra­ciado em 1997 com a Ordem da Liber­dade.

Mestre em Relações Internacionais e doutorando em Ciências da Comuni­cação, é presidente da Sociedade Portu­guesa de Autores e do Comité Europeu de Sociedades de Autores da CISAC.

Muros: Os Muros Que Nos Dividem e Grandes Histórias de Amor: O Livro dos Amantes são os livros mais recentes, publicados pela Guerra e Paz.

Zeca Afonso: O que faz Falta

José Jorge Letria

15x23

176 páginas + 8 a cores

15,50 €

Não Ficção/Testemunho

Nas livrarias a 15 de Fevereiro

Guerra e Paz Editores 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
100,909,576