"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Júlio Pomar vai recuperar os seus frescos no Cinema Batalha

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, revelou que o pintor Júlio Pomar vai recuperar os frescos do Cinema Batalha.

Um dos frescos de Júlio Pomar no Cinema Batalha | Direitos reservados


Os frescos da autoria de Júlio Pomar, são datados de 1946, e foram mandados tapar por ordem de Salazar.

"Recebi uma carta de Júlio Pomar a dizer que aceitava recuperar os seus murais, depois de ter sido desafiado e convidado por nós", disse o autarca durante a Assembleia Municipal do Porto, realizada na segunda-feira à noite.

Abandonado há mais de uma década e meia, a autarquia aprovou por unanimidade, decisão retificada na assembleia, o contrato de arrendamento do Cinema Batalha por 25 anos e 10 mil euros mensais para ali instalar a Casa do Cinema, com projeção de filmes, investigação e história.

A reabilitação do imóvel está a cargo dos arquitetos Alexandre Alves Costa e Sérgio Fernandez.

Os dois frescos de Júlio Pomar - alusivos às festas de São João - começaram a ser pintados em 1946, tinha ele na altura 20 anos e frequentava a Escola de Belas Artes do Porto.

O maior tinha cerca de cem metros quadrados, ocupava grande parte da área principal do edifício e foi feito com recurso a andaimes e novas técnicas de pintura, já o mais pequeno foi pintado numa parede junto ao balcão do cinema, no andar superior.

No ano seguinte, em abril, o artista foi preso com outros membros do Movimento de Unidade Democrática, de oposição ao regime salazarista, tendo por esse motivo o cinema sido inaugurado em junho com os murais inacabados.

Em outubro desse ano, o pintor, de novo em liberdade, concluiu os frescos, posteriormente mandados tapar por Salazar por entender que tinham conotações políticas dissonantes do regime.

Construído na década de 1940 e classificado como Monumento de Interesse Público em 2012, o Cinema Batalha fechou duas vezes nos últimos 17 anos.

Propriedade da empresa Neves & Pascaud, o imóvel foi sala de cinema até 2000.

Manteve-se fechado até 2006, quando reabriu como espaço cultural pelas mãos da Associação de Comerciantes do Porto (ACP).

No fim de dezembro de 2010, a ACP acabaria por entregar as chaves do edifício devido a "prejuízos mensais avultados".

 


por Lusa, in Diário de Notícias | 8 de fevereiro de 2017
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,871,195