"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Curatorial Clube: Susana Mendes Silva + Antonia Gaeta

Curatorial Clube é um espaço expositivo online que acolhe curadores que por sua vez convidam artistas a fazer uma ação em espaço público.


“Quando o meu pai trouxe estes panos ainda não me conhecia” é um projeto desenvolvido pela artista Susana Mendes Silva e curado por Antonia Gaeta para o Curatorial Clube.

Curatorial Clube é um espaço expositivo online que acolhe curadores que por sua vez convidam artistas a fazer uma ação em espaço público.

Essa ação é registada fotograficamente num formato especifico e apresentada com um texto descritivo.

O espaço curatorial em questão é o enquadramento de uma lente de 50 mm ou equivalente.

As ações acontecem e são registadas sem presença de público para a ocasião.

“Quando o meu pai trouxe estes panos ainda não me conhecia” 

Localização: Rua Cidade de Cabinda, Olivais, Lisboa

Curadora: Antonia Gaeta
30.10.15

No dia 30 de outubro, à hora de almoço, em Lisboa, a artista Susana Mendes Silva trouxe cinco panos africanos que o seu pai tinha comprado no Congo antes de ela ter nascido.

A ação realizou-se na Rua Cidade de Cabinda, uns dias após a poda das árvores que aí se encontram. O horário de Inverno tinha entrado em vigor uns dias antes e os dias ficaram mais curtos e frios.

Susana Mendes Silva chegou ao local previamente escolhido, e começou a abrir pausadamente os panos e a inscrever uma porção de paisagem trazida de Cabinda em 1971.

A ação durou cerca de 15 minutos, algumas pessoas pararam para ver, uns a pé, outros nos carros, mas não houve nenhuma interação digna de ser reportada.

"De 1969 a 1971 o meu pai esteve na floresta de Maiombe, Cabinda, durante a Guerra do Ultramar. Em Junho de 1971 entrou ilegalmente, com alguns soldados da sua companhia, no Congo para comprar presentes antes de regressar de vez a Lisboa.

Apesar da guerra colonial ter terminado em 1974, Cabinda parece ser um não-assunto em Portugal. O território foi, de 1885 a 1975, um protetorado português. Cabinda nunca fez parte de Angola nem tem qualquer fronteira física comum, no entanto após o 25 de Abril de 1974 o MPLA tomou o controlo militar do protetorado tornando-o uma das suas províncias. O interesse é explicado pela riqueza de matérias-primas, nomeadamente a produção petrolífera, que em 2010 representava cerca de 70% da exportação de crude angolano. A Frente de Libertação do Estado de Cabinda continua a lutar pela independência deste país.

Eu só nasci em 1972, e estes foram os panos que o meu pai trouxe para mim (sem ainda o saber)."

Mais informações AQUI 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,870,927