"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"As Asas do Desejo" e "A Mulher Canhota" regressam às salas de cinema

No âmbito do programa dedicado a WIM WENDERS pela LEOPARDO FILMES e pela MEDEIA FILMES, regressam às salas de cinema, em cópias restauradas, AS ASAS DO DESEJO (26 de janeiro) e A MULHER CANHOTA (2 de fevereiro).


Uma das mais belas sinfonias citadinas do cinema, AS ASAS DO DESEJO (1987) passa-se na Berlim pós-segunda guerra mundial, onde dois anjos, Damiel (BRUNO GANZ) e Cassiel (OTTO SANDER), deambulam pela cidade. Invisíveis aos mortais, ouvem, do topo dos edifícios, os seus pensamentos – medos, esperanças, sonhos – tentando confortar as almas que encontram. Mas quando Damiel se apaixona por uma trapezista, dispõe-se a deixar a sua imortalidade para ficar na terra ao seu lado, experimentando pela primeira vez as alegrias e tristezas de cada dia. AS ASAS DO DESEJO, que conta com a colaboração de PETER HANDKE no argumento, estreou no Festival de Cannes em 1987, onde WIM WENDERS venceu o Prémio de Realização. Filmado em preto e branco por Henri Alekan, que venceu o prémio de Melhor Fotografia da Associação de críticos de Nova Iorque, o premiado filme consolidou WIM WENDERS como um absoluto mestre da arte cinematográfica, tornando-se numa das suas obras mais aclamadas.

A MULHER CANHOTA, primeiro filme realizado por PETER HANDKE, a partir da sua obra homónima de grande sucesso, foi apresentado em Competição no Festival de Cannes em 1978. Produzido por WIM WENDERS e influenciado pelo realizador alemão, o filme relata a viagem solitária de uma mulher após decidir separar-se do marido, ficando sozinha com o filho. A MULHER CANHOTA descreve a sua redescoberta do mundo, entre o silêncio da solidão e a liberdade de uma nova independência, com EDITH CLEVER e BRUNO GANZ como protagonistas.
A obra que iniciou este programa, O ESTADO DAS COISAS, está atualmente em exibição nos cinemas (cinema Medeia Monumental, Lisboa e Teatro Municipal Campo Alegre, Porto). O filme vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza em 1982 será também exibido em Coimbra, Braga e Figueira da Foz.

Este programa continuará em abril com a exibição de vários dos filmes mais representativos de WIM WENDERS, todos em cópias restauradas, onde se incluem os seguintes títulos: ALICE NAS CIDADES, UM AMIGO AMERICANO, A ANGÚSTIA DO GUARDA-REDES NO MOMENTO DO PENALTY, MOVIMENTO EM FALSO, BUENA VISTA SOCIAL CLUB, AO CORRER DO TEMPO e NOTAS SOBRE MODA E CIDADES.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,265,536