"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Madalena Victorino é a vencedora do Prémio Universidade de Coimbra 2017

A coreógrafa, professora e programadora Madalena Victorino é a vencedora do Prémio Universidade de Coimbra 2017, uma das mais relevantes distinções nas áreas da ciência e da cultura, no valor de 25 mil euros, e que tem o apoio do Banco Santander Totta, através do Santander Universidades.

 

Nascida em Lisboa em 1956, Madalena Victorino estudou e formou-se em dança contemporânea, coreográfica e pedagogia das artes no The Place, London School of Contemporary Dance, no Laban Centre/Goldsmith’s College, University of London e na Exeter University nos anos 70 e 80 no Reino Unido.

Desde então, vive em Portugal e nestas últimas três décadas, o seu trabalho tem-se evidenciado pela criação de muitos projetos culturais e artísticos de dimensão comunitária. Recentemente foi distinguida pelo Estado Português como uma das "Mulheres Criadoras da Cultura" em 2015.

Leciona ainda em múltiplas instituições de Ensino Superior e tem dinamizado vários projetos educativos no país.

O Prémio Universidade de Coimbra distingue anualmente uma personalidade de nacionalidade portuguesa que se tenha afirmado por uma intervenção particularmente relevante e inovadora nas áreas da cultura ou da ciência. O vencedor da edição de 2017 foi anunciado hoje e o Prémio será entregue no dia 1 de Março, durante a sessão solene comemorativa do 727º aniversário da Universidade de Coimbra (UC).

O júri do Prémio é presidido pelo Reitor João Gabriel Silva e tem como vice-presidentes Inês Oom de Sousa, Administradora do Banco Santander Totta, e Afonso Camões, Diretor do Jornal de Notícias. Nesta edição participaram como vogais: Adérito Araújo (FCTUC), Jorge Manuel Coutinho de Abreu (FDUC), Margarida Mano (FEUC), Maria Manuela Tavares Ribeiro (FLUC), António Onofre (Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas-LIP), Irene Flunser Pimentel (FCSH da Universidade Nova de Lisboa, Prémio Pessoa), Rodrigo Costa (Presidente da REN) e Rosalia Vargas (Ciência Viva).

Instituído em 2004, o Prémio UC já distinguiu várias personalidades, entre as quais, o crítico gastronómico José Quitério, o antigo reitor da Universidade de Lisboa António Sampaio da 

Nóvoa, o cineasta Pedro Costa, o músico e compositor António Pinho Vargas, a cientista Maria de Sousa, o artista plástico Julião Sarmento e o professor Adélio Mendes.

A relação com o Ensino Superior continua a ser a grande prioridade da política de Responsabilidade Social Corporativa do Santander Totta que, através do Santander Universidades, colabora atualmente com cerca de 50 instituições de ensino superior portuguesas.

Em 2016, o Banco investiu 6.8 milhões de euros em atividades relacionadas com responsabilidade corporativa, entre os quais 5.9 milhões diretamente no Ensino Superior em Portugal.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,870,930