"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Portimão quer gerir Fortaleza de Santa Catarina

A Câmara de Portimão quer ficar com a gestão da Fortaleza de Santa Catarina, na Praia da Rocha, para recuperar e dinamizar um dos monumentos do concelho mais visitados por turistas e que se encontra degradado.

 

"Estamos dispostos a assumir a gestão do monumento, considerado um 'ex-líbris' do concelho que é visitado por milhares de turistas, para travar a degradação e abandono a que este espaço chegou", disse à agência Lusa a presidente da Câmara de Portimão, Isilda Gomes.

Construída em 1621 por ordem de D. João de Castro, então governador do Reino do Algarve, a Fortaleza de Santa Catarina foi edificada na foz do rio Arade para proteger a cidade de Silves e a Vila Nova de Portimão, tendo acolhido no século XX as instalações da Guarda Fiscal e da Capitania do Porto de Portimão.

De acordo com a autarca, a requalificação do imóvel, cuja gestão pertence à Administração dos Portos de Sines e do Algarve, "está a ser discutida com o Governo, no sentido de encontrar a melhor solução para o futuro do monumento, que é património do Estado".

Segundo Isilda Gomes, o investimento para recuperar a antiga estrutura militar "é muito avultado", não tendo a autarquia capacidade financeira para suportar a obra.

"Há um levantamento feito pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil sobre o estado da estrutura do imóvel e, de facto, é necessária uma intervenção muito grande, que custa muito dinheiro", sublinhou a autarca, acrescentando que "decorrem conversações com o Governo para que se encontre uma forma de garantir o investimento, quer seja do Estado central ou de fundos comunitários".

Para a autarca, a Fortaleza de Santa Catarina, além da sua posição estratégica para a valorização da Praia da Rocha enquanto destino turístico, "é um símbolo dos Descobrimentos portugueses, de partidas e chegadas de gerações que por ali passaram, cuja vivência deve ser preservada".

"Faz parte da nossa história e da nossa cultura. Como Portimão é um município marítimo, virado ao mar, temos de preservar essa memória", destacou.

Na sua opinião, o monumento pode vir a acolher um museu dedicado ao mar e equipamentos de restauração, de forma a valorizar um espaço que apenas está a servir como miradouro e que é visitado anualmente por milhares de pessoas.

"Queremos que o usufruto deste espaço seja posto à disposição dos nossos turistas, mas também da população de Portimão", acrescentou.

Em dezembro de 2016, o Bloco de Esquerda apresentou no parlamento um projeto de resolução em que recomenda ao Governo a "requalificação urgente" da Fortaleza de Santa Catarina, considerando que "o estado insustentável do imóvel representa um perigo público e transmite uma imagem nada abonatória para a instância turística que é a Praia da Rocha".

 


por Lusa in Diário de Notícias | 17 de janeiro de 2017
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,870,850