"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"Ama-San" de Cláudia Varejão estreia a 26 de janeiro

O filme AMA-SAN, realizado por Cláudia Varejão e produzido pela Terratreme, estreia no próximo dia 26 de janeiro de 2017 nas salas de cinema de Lisboa, Porto, Leiria e Setúbal.


Depois de estrear no Festival Visions du Réel (Suíça), o filme, que conta a história das Ama, um grupo de mulheres corajosas e independentes que ao longo de séculos mergulham nos mares do Japão, ganhou, entre outros, os prémios de Melhor Filme da Competição Portuguesa no Doclisboa 2016, Melhor filme da Competição Internacional – Extra Muros Competition do Pravo Ljudski Film Festival 2016, em Sarajevo, Menção Especial do Júri do International Film Festival Karlovy Vary 2016.
A história das Ama teve início há cerca de um milénio e distingue-as como peregrinas da condição feminina. Enquanto os homens se dedicavam à caça ou à pesca em alto mar, geralmente por longos períodos de tempo, as mulheres para sustentar a família tiveram de encontrar um modo de subsistir. O mergulho das Ama tornou-as independentes e em muitas famílias, a mulher chegou a tornar-se no único elemento trabalhador. Este fenómeno, num país patriarcal e conservador como o Japão, jamais se voltou a repetir.
A realizadora Cláudia Varejão acompanhou a vida de um grupo de mulheres de uma pequena vila costeira da Península de Ise: Mayumi, Masumi e Matsumi. As Ama vivem uma vida independente dentro da sua comunidade e tecem entre si laços de irmandade. Principal fonte de rendimento da família e, por isso, decisivas, estas mulheres têm um lugar destacado e respeitado.
AMA-SAN vai estar em exibição no Cinema Ideal em Lisboa, no Passos Manuel, no Porto, no Cinema City de Leiria e no Cinema City de Setúbal.

SINOPSE
Um mergulho, a luz do sol do meio-dia atravessa a água a pique. O ar que está nos pulmões terá que chegar até que se consiga arrancar o abalone das rochas do fundo do Oceano Pacífico. Sem o auxílio de botija de ar ou outra ferramenta que potencie a capacidade de permanecer debaixo de água, todo o corpo é convocado a atingir o seu limite. Em Wagu, uma pequena vila piscatória da Península de Ise, Matsumi, Mayumi e Masumi, mergulham diariamente sem saber o que irão encontrar. Os seus corpos delicados em terra dão lugar a caçadoras no mar. Estes mergulhos são dados no Japão há mais de 2000 anos pelas Ama-San.

PRÉMIOS
Melhor filme da competição portuguesa - Prémio Ingreme - Doclisboa 2016
Melhor filme da competição internacional – Extra Muros Competition - 11th Pravo Ljudski Film Festival, Sarajevo 2016
Menção especial do júri - International Film Festival Karlovy Vary 2016
Special prize of the bellona foundation - IFF Message to Man, S.Petersburgo, 2016
Prémio Teenage, Porto Post Doc 2016

CLÁUDIA VAREJÃO
Cláudia Varejão nasceu no Porto, Portugal, e estudou cinema no Programa de Criatividade e Criação Artística da Fundação Calouste Gulbenkian em parceria com a German Film und Fernsehakademie Berlin, na Academia Internacional de Cinema de São Paulo Brasil e fotografia na AR.CO, em Lisboa. É autora da curta documental Falta-me/Wanting e da triologia de curtas de ficção Fim-de-semana/Weekend, Um dia Frio/Cold Day e Luz da Manhã/Morning Light. No Escuro do Cinema Descalço os Sapatos/In the Darkness of the Movie Theater I Take Off My Shoes é a sua estreia em longas metragens. Ama-San é o seu mais recente filme.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,870,894