"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Santuário da Falperra é património nacional

O Santuário de Santa Maria Madalena da Falperra, nos limites dos concelhos de Braga e Guimarães, está, a partir de hoje, oficialmente classificado como património nacional, com a publicação em "Diário da República" do respetivo decreto governamental.

A extraordinária frontaria do Santuário da Falperra é um dos aspetos destacados | Gonçalo Delgado/Global Imagens

 

O decreto destaca que aquele templo tem uma "incomum" planta heptagonal e é "um dos mais emblemáticos" dos períodos tardo-barroco e rococó em Portugal.

Acrescenta que o santuário agora classificado está implantado num alinhamento montanhoso onde se levantaram "alguns dos mais importantes" santuários do norte, nomeadamente o Bom Jesus, o Sameiro e Santa Marta das Cortiças.

Situa-se numa "zona limítrofe" do concelho de Guimarães, mas "em localização privilegiada para ser visto a partir de Braga, cidade à qual a sua história se encontra profundamente unida".

A sua área de implantação abrange a freguesia de Longos, no concelho de Guimarães, e a União das Freguesias de Nogueira, Fraião e Lamaçães, no concelho de Braga.

O decreto sublinha ainda que aquele santuário é composto por um conjunto de elementos (capelas, cruzeiro e alameda) "bem integrados no seu contexto paisagístico e organizados ao longo de um percurso de romaria, em função da Capela de Santa Maria Madalena".

O santuário foi erguido a partir de finais do século XVII, numa campanha em que participou o arquiteto André Soares, "a quem terá cabido a reformulação da capela renascentista que o arcebispo bracarense Diogo de Sousa mandara construir no primeiro terço do século XVI sobre uma primitiva ermida medieval".

Segundo o decreto do Governo, no santuário destaca-se ainda a "extraordinária" frontaria antecedida pelo escadório, "obra mista de arquitetura e escultura, onde o trabalho do granito revela bem a opulência e a exuberância decorativa que caracterizam a cidade de Braga.

"O interior tem igualmente bom património, integrado em altares e retábulos", lê-se ainda no decreto, que enfatiza igualmente "o grande valor simbólico e paisagístico" da envolvente ao santuário, onde pontificam uma alameda de sobreiros e carvalhos, uma estação arqueológica, um antigo convento franciscano, capelas e um cruzeiro.

A classificação do Santuário de Santa Maria Madalena da Falperra como património nacional foi aprovada a 3 de novembro de 2016 em Conselho de Ministros.


in Diário de Notícias | 1 de janeiro de 2017

Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,871,071