Notícias
“365 Algarve” apresenta agenda Cultural para 2017
O Algarve, nos primeiros meses de 2017, janeiro e fevereiro, apresenta-se com uma agenda cultural eclética, com mais de três dezenas de espetáculos, entre música, gastronomia, animação, teatro, cinema, literatura e exposições.
O Programa ”365 Algarve”, projeto conjunto dos Ministérios da Economia (com a Secretaria de Estado do Turismo) e da Cultura e ainda com o envolvimento do Turismo de Portugal e da Região de Turismo do Algarve, bem como dos Municípios e dos agentes culturais locais visa promover a competitividade do destino ao longo de todo o ano, apostando na sua matriz identitária e criativa, tendo como objetivo a construção de uma oferta consistente, coerente e coesa, que acrescente valor e que procure diminuir a sazonalidade turística da região do Algarve através da criatividade e inovação, com vista à sua sustentabilidade futura.
Nos primeiros meses do novo ano destacam-se quatro iniciativas do programa, entre elas o 365 Algarve. Momentos Fantásticos com Património (Sítios com história, performance teatral) que nos dias 11 de janeiro e 25 de fevereiro, às 15h00, apresentama História e as histórias dos lugares levando à descoberta dos espaços, através de novos olhares e cruzamentos disciplinares, no Museu Municipal de Arqueologia de Silves e Muralha Renascentista de Lagos, Baluarte da Porta da Vila, de S. Francisco ou das Freiras, respetivamente.
Numa simbiose perfeita entre o vinho e a música, os visitantes podem igualmente assistir a um espetáculo que lhes dará a possibilidade de conhecer um pouco melhor a história do vinho de Silves, assim como os seus locais de produção – as adegas – e usufruir de ritmos quentes do jazz, através da iniciativa 365 Algarve. Jazz nas Adegas que decorre nos dias 14 e 21 de janeiro e 11 e 18 de fevereiro, às 21h00, em Silves.
Já o espetáculo musical 365 Algarve. Cantata Mundi, no dia 28 de janeiro, às 20h30, em Vila do Bispo apresenta-se como um colorido de sons e sentimentos que junta num palco mais de 60 intérpretes com a voz do barítono Rui Baeta.
Finalmente, pode ver no Museu Municipal de Faro, até 25 de fevereiro, a exposição 365 Algarve. O regresso do objeto, A Arte dos anos 1980 na Coleção de Serralves, em que Serralves desce a Sul para, em colaboração com o Museu de Faro, apresentar uma exposição coletiva de artistas nacionais, alguns residentes no Algarve como Xana e Pedro Cabrita Reis.
Este programa construído a partir das propostas apresentadas pelos agentes culturais regionais permite envolver os visitantes e/ou residente na escuta, interação, criação, (re)descoberta, experiência e fruição do território.
Porque todos os dias contam!
>> CONSULTE AQUI O PROGRAMA COMPLETO