"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Laura Soveral homenageada com Prémio Bárbara Virgínia

O Prémio Bárbara Virgínia será atribuído à atriz Laura Soveral, que receberá o troféu concebido pelo pintor e escultor Leonel Moura, numa cerimónia que irá decorrer no próximo ano.

 

O júri, constituído pelos realizadores António Pedro Vasconcelos e Leonel Vieira, pelo produtor Paulo Trancoso e pelos atores Luís Lucas e Paulo Pires distinguiu Laura Soveral por considerar que “a atriz teve uma carreira ímpar no cinema e no teatro nacional, representando um extraordinário exemplo de determinação e profissionalismo para gerações futuras”.

O prémio Bárbara Virgínia foi instituído em 2015 pela Academia Portuguesa de Cinema para homenagear uma figura feminina que se tenha distinguido no cinema português. Na primeira edição o galardão foi atribuído à atriz Leonor Silveira.

 

Sobre Laura Soveral

Nasceu em 1933, em Angola. Frequentou o curso de Filologia Germânica na Faculdade de Letras de Lisboa e iniciou a carreira de atriz, em 1964, no Grupo Fernando Pessoa, dirigido por João d’Ávila. Inscreveu-se, entretanto, na Escola de Teatro do Conservatório Nacional e teve professores como Henriette Morineau com quem aprendeu e desenvolveu a arte de representar.

Paralelamente ao Teatro, fazia televisão e cinema, sendo frequentemente convidada para declamar poemas no programa Hospital das Letras de David Mourão-Ferreira.

Em 1968 recebe o Prémio de Melhor Atriz de Cinema pelo Secretariado Nacional de Informação (SNI) e pela Casa da Imprensa.

Entre 1970 e 1971 vive a sua melhor época no teatro, tendo participado em peças como “O Processo de Kafka” e “Depois da Queda” de Arthur Miller.

Em 1976 integrou o elenco das novelas brasileiras “O Casarão (exibida também em Portugal) e “Duas Vidas, ambas da Rede Globo Televisão.

Durante o seu percurso profissional interpretou autores consagrados como Fernando Pessoa, José Saramago, Almada Negreiros, Ferenc Molnar, Moliére, Kafka e Yves Jamiacque, entre muitos outros.

Esteve em cena em vários teatros do país, nomeadamente no Teatro D. Maria II, Teatro Aberto, Teatro Villaret e Teatro Sá da Bandeira, onde trabalhou com importantes figuras não só do teatro nacional mas também internacional.

A sua longa experiência cinematográfica passa por filmes como “Vale Abraão”, “A Divina Comédia” e “Francisca” de Manoel de Oliveira, “Terra Sonâmbula” de Teresa Prata, “O Fatalista” e “Tráfico” de João Botelho, “Quaresma” de João Álvaro Morais, “ Uma Abelha no Chuva” e “O Delfim” de Fernando Lopes e “Encontros Imperfeitos” de Jorge Marecos Duarte, entre outros.

Na televisão, destaque para a participação no elenco da conhecida novela “Tempo de Viver” (2006) da TVI e na série “O Testamento” da RTP.

A sua participação no filme “Tabu” do realizador Miguel Gomes valeu-lhe, em 2013, três nomeações, como melhor atriz secundária para os Prémios CinEuphoria e como melhor atriz para os Globos de Ouro e Prémios Sophia, tendo levado para casa o galardão de melhor atriz secundária. Nesse mesmo ano foi homenageada pela Academia Portuguesa de Cinema com o Prémio Sophia Carreira.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,870,843