Notícias
Os grandes filmes de WIM WENDERS de novo em sala em cópias restauradas
A partir de 12 de janeiro, a LEOPARDO FILMES e a MEDEIA FILMES trazem de novo às salas várias das obras mais emblemáticas do realizador WIM WENDERS, um dos mais inovadores nomes do cinema.
A primeira obra exibida neste programa é o filme marcante que WENDERS rodou em Portugal há mais de 30 anos, O ESTADO DAS COISAS. Vencedor do LEÃO DE OURO no Festival de Veneza (1982), este filme será exibido numa cópia recentemente restaurada pela Fundação Wim Wenders. Produzido por Paulo Branco e com argumento de Wim Wenders e Robert Kramer, O ESTADO DAS COISAS estará em exibição no Espaço Nimas e no Teatro Municipal Campo Alegre a partir de 12 de janeiro.
O restauro de O ESTADO DAS COISAS foi feito em 2015. O negativo original a preto-e-branco, 35mm, foi digitalizado para uma resolução de 4K, usando o processo Wet Gate (submersão do filme num líquido especial).
Depois, o filme foi retocado e a cor foi corrigida. Todo este trabalho foi feito na ARRI Media em Berlim, e financiado pelo German Federal Film Board Digitization of Content Program.
Em O ESTADO DAS COISAS, uma equipa de cinema filma, perto de Sintra, “The Survivors”, um remake de um clássico da série B americana, “Day the World Ended” de Roger Corman. Mas a película e o dinheiro acabam-se, o produtor desaparece, e eles ficam à espera. Até que o realizador decide partir para Los Angeles, à procura dele.
Seguir-se-ão, a 26 de janeiro, AS ASAS DO DESEJO (1987), Prémio Melhor Realizador no Festival de Cannes, com a colaboração de PETER HANDKE no argumento. Na mesma data, exibiremos também, em cópia restaurada, A MULHER CANHOTA, realizado PETER HANDKE e produzido por WIM WENDERS, obra que esteve em Competição no Festival de Cannes em 1978.
Este programa, que será alargado a Coimbra, Braga, Setúbal e Figueira da Foz, continuará em Abril com a exibição de vários dos filmes mais representativos do realizador, todos em cópias restauradas.