"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

2017 chega a Guimarães com uma programação fulgurante

Centro Cultural Vila Flor, Casa da Memória e Centro Internacional das Artes José de Guimarães acolhem várias propostas culturais durante o mês de janeiro.


O primeiro mês de 2017 traz a Guimarães uma agenda repleta de espetáculos e iniciativas que vão preencher o Centro Cultural Vila Flor, a Casa da Memória e o Centro Internacional das Artes José de Guimarães. Há teatro, dança, música, espetáculos para miúdos e graúdos, conferências, visitas e novas exposições. 

O ano começa com música e em jeito festivo no Centro Cultural Vila Flor. Logo no dia 01, às 17h00, o Grande Auditório do CCVF acolhe o Concerto de Ano Novo interpretado pela Orquestra de Guimarães. Sob a batuta do maestro Vítor Matos, a Orquestra vimaranense propõe um brinde a 2017 ao som de obras de Strauss, Rossini e Bizet. No fim de semana seguinte, 07 e 08 de janeiro, é a vez da Asas de Palco trazer ao Centro Cultural Vila Flor o espetáculo “E faltou uma Batida ao Coração…”. A partir de um dos clássicos mais sonantes na vida das obras teatrais, a tragédia de William Shakespeare é desconstruída, deixando apenas o amor como elemento inspirador ao novo texto construído por Joana Ji Antunes. 

Nos dias 13 e 14 de janeiro, as atenções recaem sobre a 5ª edição dos Encontros para Além da História, promovidos pelo Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG). Nesta edição, os Encontros serão dedicados ao universo poético de Herberto Helder e à profunda, extensa e singular influência que exerceu sobre tantos outros percursos autorais. Coreógrafos, performers, músicos, poetas, artistas, cineastas, antropólogos e atores reúnem-se nestes Encontros para fazerem ecoar, no CIAJG, a poderosa e misteriosa obra de Herberto Helder.

Na noite de 14 de janeiro, às 22h00, o Pequeno Auditório do CCVF recebe a mais recente criação do Teatro Didascália“Prelúdio: a mulher selvagem” é uma performance poética que enaltece os instintos mais profundos da natureza feminina. 

No fim de semana de 20 e 21 de janeiro, às 21h30, o Teatro Oficina invade o palco do Grande Auditório do CCVF para apresentar “O Conto de Inverno”, de William Shakespeare, uma peça sobre o amor, que põe à prova homens e mulheres na teia complexa dos seus relacionamentos. O palco é ponto de encontro para um fantástico elenco de atores a que se juntam os músicos Manuel Fúria e os Náufragos que atuam, ao vivo, durante a peça. 

A 27 de janeiro, o Café Concerto do CCVF inicia uma nova temporada sob o título SOM de GMR. Cabe a Captain Boy as honras de abertura deste ciclo de concertos que se prolongará até ao mês de maio. Captain Boy apresentará em Guimarães o seu álbum de estreia, aguardado com grande expetativa por parte do público.

O último fim de semana de janeiro reserva-nos um programa especial composto por dois espetáculos do Teatro de Marionetas do Porto. “Nunca”, a nova criação para a infância da companhia vai estar em cena no Espaço Oficina na sexta-feira, dia 27, às 10h30 e às 15h00, e no sábado, dia 28, às 16h00. Também no sábado, mas desta vez às 22h00, no Grande Auditório do CCVF, o público adulto terá a oportunidade de assistir a “Wonderland”, uma das poucas criações do Teatro de Marionetas do Porto para “gente grande”. 

O final do mês de janeiro em Guimarães será também assinalado pelo arranque do 1º ciclo expositivo do Palácio Vila Flor e do Centro Internacional das Artes José de Guimarães. O programa tem início às 17h00, no Palácio Vila Flor, com a abertura da exposição “Bufos”, de José Almeida Pereira. Às 18h30, todos os caminhos vão dar ao CIAJG que albergará as exposições “Os Pirómanos”, de Rui Moreira“Destinerrância - O lugar do morto é o lugar da fotografia”, de Edgar Martins, e ainda “Cosmic, Sonic, Animistic”, a nova montagem da coleção permanente do Centro. 

Por sua vez, a Casa da Memória estreia o Guia de Visita, um conjunto de visitas orientadas para as mais diversas temáticas e sob a perspetiva de vários agentes. A primeira acontece no dia 14 de janeiro, às 17h00, e o anfitrião será Jeremy Hugh Aston que desenhou a Plataforma de Criação de Paisagem Urbana, uma mesa de jogo interativa que se encontra na Nave do Território da Casa da Memória. No dia 29, às 10h00 e às 11h30, no âmbito da mesma temática de Criação de Território, os mais pequenos e as suas famílias poderão participar na Oficina “Cidade de Pernas para o Ar!”, orientada por Rita Faustino. 

Assim começa o ano em Guimarães, com uma programação marcada pela transversalidade das propostas apresentadas ao público. Boas sugestões para contrariar o frio e sair de casa para explorar e sentir intensamente a vida da cidade.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,871,187