Notícias
TNSJ promove visitas guiadas em Língua Gestual Portuguesa
Conhecer os bastidores do Teatro Nacional São João e do Mosteiro de São Bento da Vitória é agora acessível a todos os públicos.
Uma das apostas do Teatro Nacional São João para a temporada 2016/2017 passa por tornar os seus espaços e iniciativas acessíveis a todos os públicos. Tendo como mote um “Teatro para todos”, a programação do TNSJ, Teatro Carlos Alberto e Mosteiro de São Bento da Vitória passou a incluir récitas com intérpretes de Língua Gestual Portuguesa (LGP), bem como com Audiodescrição.
O mesmo acontece com as visitas guiadas ao Teatro Nacional São João e Mosteiro de São Bento da Vitória que, além da tradução em inglês, francês e espanhol, passam a contar com videoguia em LGP. No caso do TNSJ, é possível conhecer os bastidores – incluindo sala de ensaios, camarins e zonas técnicas – de um dos edifícios mais emblemáticos da cidade do Porto, projetado pelo arquiteto Marques da Silva, de terça-feira a sábado, às 12h30. Ao terceiro sábado de cada mês, a visita é acompanhada por um intérprete em LGP.
Já no Mosteiro de São Bento da Vitória – edificado nos séculos XVII e XVIII, e considerado um dos mais relevantes religiosos do Porto –, as visitas decorrem de segunda a sexta-feira, às 12h00, sempre com videoguia em LGP e ao primeiro domingo de cada mês, às 15h00, também com intérprete. Além de conhecerem em pormenor a história do edifício, os visitantes têm acesso à exposição Noites Brancas, uma espécie de travessia por cenografias e objetos das mais emblemáticas produções da Casa.
Os bilhetes das visitas ao TNSJ têm um preço de cinco euros e ao Mosteiro de São Bento da Vitória de três euros. Existe ainda a possibilidade de adquirir um bilhete conjunto de seis euros, que permite conhecer os dois espaços. As crianças até aos 10 anos têm entrada gratuita.