"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Português preside a organismo internacional de arte sacra

José António Falcão tem defendido uma estratégia de abertura à sociedade como algo essencial para a salvaguarda de patrimónios religiosos em risco.

José António Falcão, entre António Martins Quaresma e Isabel Estevens,  numa conferência na Biblioteca Municipal Correia da Serra, em Serpa

 

Com sede na catedral de Liège, na Bélgica, Europae Thesauri é uma instituição paneuropeia que congrega os principais museus e monumentos religiosos da Europa, assumindo particular presença em países como a Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, Roménia e Suíça.

Na qualidade de organismo assessor junto de diversas instâncias europeias, esta entidade vem realizando uma ação destacada para a salvaguarda do património cultural em risco, contribuindo para o aprofundamento e a divulgação dos apoios e mecanismos comunitários que regulam o sector. É também importante a sua intervenção em domínios como a investigação científica e a criação de rotas culturais.

Entre os organismos que funcionam no âmbito de Europae Thesauri, destaca-se a International Commission of Sacred Art (ICSA). Durante a última assembleia geral de ET, realizada a 12 de novembro, foi eleito para presidir a esta comissão internacional o português José António Falcão, decisão agora ratificada. Trata-se da primeira vez que um cidadão nacional exerce tais funções.

Conservador de museus e professor universitário, Falcão é técnico superior do Ministério da Cultura e está à frente, desde 1984, do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja. Especialista em arquitetura e arte cristãs, tem assumido a defesa da abertura do património religioso à sociedade, assim como a valorização do seu papel no desenvolvimento dos territórios de baixa densidade e uma estratégia conjunta para a salvaguarda dos lugares de culto do Cristianismo, do Judaísmo e do Islão.

José António Falcão escolheu precisamente a emergência de uma visão transversal e ecuménica sobre a herança religiosa como a “prioridade número um”, nos próximos três anos, da Comissão Internacional de Arte Sacra. A luta contra o abandono do património rural é outro dos projetos sobre a mesa. Conta-se, para isso, com uma “frente ibérica”: Portugal e Espanha avançam em conjunto no alertar das entidades europeias para o potencial deste sector e os problemas que o mesmo enfrenta em diferentes estados da União.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,871,174