Notícias
“Geringonça” e “campeão” lideram votação para PALAVRA DO ANO® 2016
Desde o início de dezembro, milhares de portugueses votaram na PALAVRA DO ANO® 2016, escolhendo uma das dez palavras candidatas que se apresentam no site www.palavradoano.pt.
Duas semanas após o início da votação, há duas palavras que se destacam: “geringonça” e “campeão”, com “brexit” por perto, seguidas por “presidente”, “racismo”, “turismo” e “empoderamento”. As palavras “humanista”, “parentalidade” e “microcefalia” ocupam os últimos lugares da votação.
Até ao último segundo do dia 31 de dezembro, os portugueses podem votar livremente através do site www.palavradoano.pt. Os resultados serão conhecidos na cerimónia de apresentação da PALAVRA DO ANO® 2016 agendada para o dia 4 de janeiro de 2017, às 10:30, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures.
A lista de palavras candidatas a PALAVRA DO ANO® é produto do trabalho permanente de observação e acompanhamento da realidade da língua portuguesa levado a cabo pela Porto Editora, através da análise de frequência e distribuição de uso das palavras e do relevo que elas alcançam, tanto nos meios de comunicação e redes sociais como no registo de consultas online e mobile dos dicionários da Porto Editora, tendo em consideração também as sugestões dos portugueses através do site www.palavradoano.pt.
A PALAVRA DO ANO® é uma iniciativa com a marca registada da Porto Editora e tem como principal objetivo sublinhar a riqueza lexical e o dinamismo criativo da língua portuguesa, património vivo e precioso de todos os que nela se expressam, acentuando, assim, a importância das palavras e dos seus significados na produção individual e social dos sentidos com que vamos interpretando e construindo a própria vida.
Iniciativa chega a Angola e Moçambique
Pela primeira vez, este ano serão eleitas as PALAVRA DO ANO® em Angola e Moçambique. A responsabilidade desta iniciativa é da Porto
Editora e das empresas que integram este grupo editorial, a Plural Editores Angola e a Plural Editores Moçambique, que contam com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua naqueles países.
Seguindo as mesmas regras da iniciativa em Portugal, serão os angolanos e os moçambicanos a escolher a palavra vencedora através dos sites www.palavradoano.co.ao e www.palavradoano.co.mz.