"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Coleção de Arte do Museu do Caramulo recebe nova doação

O Museu do Caramulo reforçou o seu núcleo de Arte Chinesa, ao integrar, no seu acervo, um Covilhete do período da Dinastia Qing (1644-1911). 

 

A decoração do Covilhete, representativa da Família Verde, caracteriza-se pela inclusão de esmaltes policromos sobre cobre, com a predominância do esmalte verde sobre as outras cores. A Dinastia Qing foi a última dinastia imperial da China, sucedida pela República da China.

Para Tiago Patrício Gouveia, Diretor do Museu do Caramulo, “esta doação vem enriquecer o atual espólio de arte chinesa do museu, simbolizando o espírito altruísta dos colecionadores que está na génese do Museu do Caramulo”.

Doado ao museu por António Bela Morais Patrício Gouveia, o Covilhete já se encontra em exposição, podendo ser visto de terça-feira a domingo, durante o horário de expediente do museu.

Sobre o Covilhete

China – Dinastia Qing (1644-1911), século XIX

Cobre decorado com esmaltes policromos

A. 2,3 cm Ø 15 cm

Covilhete de forma circular e paredes arredondadas, assente sobre pequeno pé. É pintado com esmaltes policromos, incluindo vários tons de verde, cor-de-beringela, cor-de-rosa, amarelo, azul, vermelho-ferro, cor-de-laranja e preto, tudo sobre um fundo branco. Ao centro, é decorado com uma cena de exterior com três figuras, ladeadas por rochas escarpadas com arbustos e ramos floridos, diante de montanhas pintadas alternadamente de azul e cor-de-laranja sob um sol vermelho-ferro. Uma senhora chinesa, com um elaborado chapéu de abas e lenço na cabeça, e vestido verde com gola amarela, atravessa uma ponte de pedra montada num cavalo malhado, e segura um ramo desabrochado na sua mão esquerda. É acompanhada por uma figura que se encontra de pé e de costas para o observador, que transporta uma cabaça às costas. Na ponte, uma outra figura, possivelmente um servente, carregando uma sombrinha ao ombro. A cena é rodeada por quatro reservas ovais, cada uma contendo um ramo com flores cor-de-rosa e cor de beringela, reservadas a branco sobre um fundo verde com enrolamentos de flores e frutos, incluindo pêssegos. No exterior, o covilhete é pintado de branco e contém a marca shang xin [‘para apreciação’], ao centro. Os bordos em cobre não são revestidos com esmalte. 

Mais informação em www.museu-caramulo.net.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,875,292