"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

A Arte Pertence a Todos - Boas Práticas Artísticas e Culturais – 6ª Edição

É com grande satisfação que a ANACED, com o co-financiamento do Instituto Nacional para a Reabilitação, I. P., no âmbito do seu Programa de Financiamento a Projetos, apresenta a 6ª Edição revista e aumentada do Manual de Boas Práticas Artísticas e Culturais – A Arte Pertence a Todos.


“Temos o direito de ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito de ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza. Daí a necessidade de uma igualdade que reconheça as diferenças e de uma diferença que não produza, alimente ou reproduza as desigualdades”. 
Boaventura de Souza Santos 

 

A presente publicação contém 14 exemplos de Boas Práticas que ilustram a forma como se pode abordar a temática da inclusão social das pessoas com deficiência através da arte e do acesso destas aos bens culturais. 

Trata-se de projetos que contribuem para o desenvolvimento motor e intelectual das pessoas com deficiência, permitindo-lhes desenvolverem ideias, sensações, capacidades, imaginação e criatividade, possibilitando-lhes a experiência de auto-realização e estimulando-os, através do contacto com a realização dos outros, à vivência em comunidade, para que possam apropriar-se dos espaços sociais, como autores das suas histórias de vida.

 

Objetivos

Divulgar experiências bem sucedidas que têm tido um papel fundamental no processo de inclusão social das pessoas com deficiência; 

Chamar a atenção da comunidade em geral e das entidades responsáveis para as capacidades e direitos das pessoas com deficiência de modo a favorecer a redução de estereótipos e preconceitos, que as impede de participar, em igualdade de condições com as outras pessoas, na vida cultural e artística do seu país; 

Incentivar à troca de experiências e à realização de novas práticas; 

Constituir o manual, em si mesmo, num modelo de boa prática.

Considerando que a partilha das Boas Práticas qualifica a cultura da cooperação e serve de estímulo para a inovação cultural e artística, convidamo-lo a conhecer a referida publicação AQUI

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,268,009