"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Maratona Fotográfica de Famalicão

A Associação Caixa de Imagens realizou no passado 26 de novembro 2016 a cerimónia de entrega de prémios da Maratona Fotográfica de Famalicão 2016. O palco escolhido para receber os vencedores e convidados foi o auditório da Casa de Esmeriz.

A vencedora desta edição da Maratona Fotográfica foi Filipa Mesquita Sampaio, natural desta cidade.

Neste momento frequenta o Instituto Português de Fotografia do Porto, onde está a realizar o curso profissional de fotografia. Para a vencedora, a fotografia está presente na sua vida desde cedo. Aos 13 anos começou a cobrir eventos familiares e desde aí começou a ser eleita como a fotógrafa da família.

Para Filipa Sampaio, o interesse em aprender mais levou-a, ainda no secundário, a frequentar o Curso Profissional Técnico de Audiovisuais, que logo a fez entender e perceber, pela primeira vez, o que realmente podia vir a fazer com a fotografia. Posteriormente, tirou o curso de especialização tecnológica em desenvolvimento de produtos multimédia.

A Associação Caixa de Imagens perguntou à vencedora:

- O que representa para si a fotografia e o que a levou a concorrer à Maratona Fotográfica de Famalicão?

- Esta arte representa o meu modo de vida, visto que se reflete na pessoa que sou e é a arte que mais gosto de fazer. O que me levou a concorrer foi a curiosidade em participar numa maratona fotográfica durante doze horas, ter doze temas a abordar e mesmo assim conseguir criar uma coerência visual por entre as imagens. Tive conhecimento da maratona em 2013 quando vi o cartaz em Famalicão – respondeu Filipa.

- O que sentiu ao ver os seus trabalhos a passar na tela do auditório?

- Fiquei muito orgulhosa quando soube que era a vencedora desta edição por ter desfrutado bastante do evento e ver que isso se refletiu nas minhas fotografias; todo o empenho daquele dia estava ali aplicado num álbum sobre a minha cidade. Durante a Maratona o que mais gostei foi de todo o dinamismo com que foi organizado o nosso dia, pois o facto de passarmos a manhã em Riba d'Ave, a tarde num museu e o final da tarde mais livres, pudemos experimentar temáticas bastante interessantes. Gostei da preocupação da organização em assegurar que todos estávamos informados acerca dos pontos que podíamos fotografar e, por fim, avisar para estarmos atentos ao horário que tínhamos a cumprir.”

A vencedora recebeu o prémio no valor de trezentos euros das mãos do Sr. Vítor Lopes, em representação da Leica. Foram ainda atribuídas doze Menções Honrosas aos participantes: Inês Figueira Pinheiro Lacerda no tema “Riba D’Ave Industrial”; Nelson Sousa Silva no tema “Riba D’Ave – Capital”; Diana Filipa Batista Sousa no tema “Riba D’Ave – Arte/Social”; Alcino Costa Dias Pereira no tema “Com um pé no comércio”; Graça Silveira Silvestre Cortez Antas no tema “Viagem pela historia da industrial têxtil”; José Manuel Costa Fernandes no tema “Contrastes urbanos”; Francisco Manuel Batista Costa no tema “Pormenores que contam contos”; Laura Rafaela Matos Lima no tema “Contraluz”; André Paulo Renato Pereira Borges no tema “Retrato do sentimento”; Inês Figueira Pinheiro Lacerda no tema “Moldura”; André Paulo Renato Pereira Borges no tema “Aquele momento em que…”; e, por fim, Francisco Manuel Batista Sousa no tema “Movimento”.

Para a organização do concurso, este evento de arte e de cultura, permite conhecer melhor a cidade e o concelho pelo olhar atento dos fotógrafos.

A organização agradece a todos as entidades que tornaram possível a realização deste evento de fotografia em V. N. de Famalicão.

Os trabalhos estão expostos ao publico na Casa de Esmeriz onde podem ser vistos. Seguir-se-ão outros locais que irão receber os trabalhos vencedores ao longo do ano.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,268,428