Notícias
Lançamento do Livro "A CIDADE DO TEATRO"
Primeiro estudo sobre o teatro e as artes performativas no Concelho de Almada é lançado no próximo sábado.
Pelos 20 anos da Mostra de Teatro de Almada (MTA) um livro celebra o festival de Inverno organizado anualmente pela Câmara Municipal de Almada e pelas companhias locais desde 1996 e traça a História política e social que está na sua génese. Primeiro estudo sobre o teatro e as artes performativas no Concelho, inclui um levantamento fotográfico das salas de espetáculos e outros lugares que têm acolhido as criações da grande família teatral que a Mostra integra, um vasto conjunto de depoimentos testemunhais e faz a recensão biográfica dos cerca de cinquenta grupos de teatro que participaram na MTA desde a sua 1.ª edição.
Acontecimento editorial relevante, com significado para a História do teatro e da edição em Portugal, o livro é prefaciado por Viriato Soromenho-Marques e conta com textos de Sarah Adamopoulos (escritora e jornalista que coordenou e dirigiu editorialmente a edição), Nuno Bernardo (um intelectual almadense que integrou o coletivo a quem Almada deve a sua primeira Escola Profissional de Música), Isabel Mões (atriz, encenadora, dramaturgista e investigadora académica em teatro), António Vitorino (escritor, poeta e editor do Poezine Debaixo do Bulcão) e Xico Braga (poeta e contista, ligado à atividade mais recente do GITT). A edição conta ainda com fotografias de Vítor Cid (fotógrafo de cena e documentarista, editor da revista Zona Magazine) e ilustrações dos artistas plásticos Rui Silvares e Luís Miranda (a que se acrescentam também desenhos da historiadora Ângela Luzia e do músico dos OqueStrada João Lima).
A impressão e acabamento da obra foi entregue à empresa gráfica Jorge Fernandes, antiga tipografia lisboeta que abriu portas no Bairro Alto por volta de 1890.
A Cidade do Teatro resulta de uma iniciativa de parceria entre o Ninho de Víboras – Associação Cultural (um dos grupos de criadores almadenses com presença na MTA desde 1996) e a Câmara Municipal de Almada.
Lançado no próximo dia 19 de Novembro, pelas 15h00, na Casa da Cerca, em Almada Velha, o livro vai ser apresentado por Isabel Bezelga, professora de Educação Artística e Teatro da Universidade de Évora e investigadora nas áreas de Teatro e Comunidade e Teatro Educação no Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora e no Instituto de Estudos de Literatura e Tradição da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.