"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Lavrar o Mar para semear espetáculos no Algarve

A dupla Madalena Victorino e Giacomo Scalisi programaram mais de mil apresentações para os vários municípios, até maio.

O heliporto de Monchique vai receber o espetáculo francês de novo circo Maintenant ou Jamais [Direitos Reservados]

Nos últimos dias, Peter de Bie, da companhia belga Laika, andou a passear pela região de Aljezur e Monchique, no Algarve. Provou o medronho e visitou destilarias artesanais para saber como se fabrica este licor da região, foi visitar os produtores de mel e de chouriços, experimentou alguns pratos com a batata-doce da região.

Na próxima semana, Peter vai voltar, com a sua companhia, para fazer uma "versão algarvia" de Peep & Eat - Espreitar e Comer, um dos espetáculos icónicos da Laika. Neste teatro culinário, onde os espectadores são convidados para jantar uma refeição preparada ali mesmo à sua frente ao mesmo tempo que assistem a uma performance bastante divertida, Peter vai introduzir alguns dos ingredientes produzidos no local e quem sabe até convidar algumas cozinheiras da terra para participarem também.

Peep & Eat - que será apresentado em Aljezur, integrado no habitual Festival da Batata-Doce, nos dias 24 a 27 deste mês, e depois em Monchique, nos dias 1 a 4 de dezembro, é o espetáculo de abertura do Lavrar o Mar - as Artes no Alto da Serra e na Costa Vicentina, um projeto de programação artística concebido por Madalena Victorino e Giacomo Scalisi, a dupla de programadores e encenadores que já nos habituou a um trabalho de criação com a população em territórios onde habitualmente ela não existe.

"Lavrar o mar é uma expressão que vi, pela primeira vez, num livro do psiquiatra Daniel Sampaio sobre a adolescência, que é uma fase de grande turbulência", explicou Madalena Victorino, na apresentação pública do projeto, ontem, no Palácio da Ajuda, em Lisboa. "É isso que queremos, pôr aquele território em turbulência", ri-se.

Lavrar o mar é também uma técnica pesqueira da apanha da sardinha e, na agricultura, lavrar significa mexer a terra para a tornar fértil e prepará-la para semear - tudo sentidos que agradam a Madalena Victorino.

Trata-se não só de trazer programação artística de qualidade a estes dois municípios - Aljezur e Monchique - de combater a sazonalidade com eventos que acontecem fora da época alta do turismo, como, sobretudo, promover a participação da população e estas trocas, sempre ricas, entre pessoas tão diferentes.

A programação tem a ambição de integrar a população autóctone, mas também "os imigrantes que vêm de muito longe para trabalhar nos campos, os estrangeiros que chegam ali como tivessem encontrado o paraíso, os filhos de todas estas pessoas que andam nas mesmas escolas" e os turistas que estão de passagem.

E é a pensar nisso que o próximo espetáculo acontece na passagem de ano - de 29 a 31 de dezembro - no heliporto de Monchique onde será instalada uma tenda de circo enorme para acolher o espetáculo francês de novo circo Maintenant ou Jamais (Agora ou Nunca). Depois, a programação continua, com residências artísticas e outras apresentações, culminando com um festival que vai acontecer em maio.

O projeto Lavrar o Mar é um sonho antigo de Giacomo e Madalena, agora tornado possível graças ao novo programa 365 Algarve - que junta os esforços das secretarias de Estado da Cultura e do Turismo, bem como do Turismo do Algarve, com as autarquias e os promotores culturais locais. Com um orçamento de 1,5 milhões de euros, a programação integra 63 projetos (1023 apresentações) nos vários concelhos, de outubro a maio. A ideia, explicou a comissária Dália Paulo, é ter eventos muito diversos - que passam pela gastronomia, a música, exposições ou espetáculos - ao longo de todo o ano, "conjugando a criação contemporânea com a identidade territorial".


por Maria João Caetano, in Diário de Notícias | 18 de novembro de 2016

Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,875,049