"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Tresminas. Há beleza escondida debaixo da terra (e o mundo pode, finalmente, descobri-la)

Complexo mineiro de Vila Pouca de Aguiar associou-se às minas espanholas de Las Médulas para fortalecer a candidatura a Património Mundial da Unesco.

Foto: Câmara de Vila Pouca de Aguiar

Está formalizada a cooperação entre o Complexo Mineiro Romano de Tresminas, em Vila Pouca de Aguiar, e Las Médolas, na província espanhola de Leão. O objectivo desta aliança visa “fortalecer e valorizar a candidatura do sítio português a Património Mundial da Humanidade”, explica o presidente da autarquia, Alberto Machado.

"Las Médulas", na cidade de Ponferrada, na província de León, Espanha, foi uma importante mina de ouro durante o império romano, que foi classificada como Património Mundial da UNESCO em 1997.

Em Vila Pouca, sonha-se há anos com a elevação do Complexo Mineiro de Tresminas a Património da Humanidade. Um sonho que pode tornar-se realidade com a parceria estabelecida e que pressupõe “a preservação do património, divulgação e promoção turística e a classificação de Tresminas como património mundial associado a Las Médulas”, indica o autarca.

Já o director-geral de Património Cultural da Junta de Castilla Y León, Enrique Saiz Enrique, revela que “estes territórios mineiros romanos que se encontram na mesma área geográfica do noroeste peninsular se complementam”.

"Portugal tem muitas intenções de candidatura a património mundial. Candidaturas isoladas. A nossa candidatura fica muito mais valorizada, se estiver agregada a um património já classificado", realça Alberto Machado.

O autarca destaca a "importância histórica" de Tresminas, frisando que estas minas a céu aberto “eram geridas directamente pela guarda do imperador”.

A exploração de ouro decorreu ao longo de 450 anos e depois não houve mais intervenções. É por isso, segundo o autarca, um "património arqueológico único" que se preserva desde "há cerca de 2.000 anos".

A candidatura de Tresminas a Património Mundial, que será apresentada em 2017, vai ter coordenação partilhada entre Portugal, através do autarca Alberto Machado, e Espanha, por intermédio de Enrique Martin, director geral de Património Cultural da Junta de Castilla Y León.

 


por Olímpia Mairos, in Renascença | 17 de novembro de 2016

Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

 

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,874,970