"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Prémios PEN atribuídos a Armando Silva Carvalho e Mário Lúcio Sousa

Pelo livro de poesia A Sombra do Mar e pelo romance Biografia do Língua, respetivamente.

[RG Rui Gaudêncio - Público]

O poeta Armando Silva Carvalho, o romancista cabo-verdiano Mário Lúcio Sousa e os ensaístas Paulo de Medeiros e Marinela Freitas são os vencedores dos Prémios PEN para obras publicadas em 2015, anunciou esta sexta-feira a organização.

Na categoria de Poesia, foi distinguida a obra de Armando Silva Carvalho A Sombra do Mar (Assírio & Alvim), por um júri constituído pelo poeta António Carlos Cortez, a professora universitária Rosa Maria Martelo e o ensaísta e tradutor José Manuel Vasconcelos, indicou o PEN Clube Português em comunicado.

O romance Biografia do Língua (D. Quixote), de Mário Lúcio Sousa, anterior ministro da Cultura de Cabo Verde, venceu o Prémio PEN de Narrativa, atribuído pela jornalista e romancista Ana Margarida de Carvalho e os professores universitários Maria João Cantinho e Vítor Viçoso.

O prémio PEN de Ensaio foi entregue ex-aequo a duas obras, O Silêncio das Sereias: Ensaio sobre o Livro do Desassossego (Tinta-da-China), de Paulo de Medeiros, e Emily Dickinson e Luiza Neto Jorge: Quantas Faces? (Afrontamento), de Marinela Freitas, por um júri composto pela presidente do PEN Clube Português, Teresa Salema, o professor universitário João David Pinto-Correia e a académica e investigadora Isabel Pinto Mateus.

Nesta edição, o PEN Clube Português decidiu não atribuir o galardão na categoria de Primeira Obra.

Os Prémios do PEN Clube Português, patrocinados pela Direcção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB) e com o valor pecuniário de 5 mil euros em cada uma das categorias, pretendem "galardoar anualmente as melhores obras publicadas no ano anterior em língua portuguesa e em primeira edição", lê-se no regulamento constante da página da associação na Internet

Legalmente constituído em Portugal em 1979, o PEN (Poetas, Ensaístas, Novelistas) Clube Português faz parte do PEN Club Internacional, a maior e mais antiga organização de escritores de todo o mundo, criada em 1921 por autores ingleses e cujo primeiro presidente foi John Galsworthy, prémio Nobel da Literatura em 1932.

 


por LUSA, in Público | 11 de novembro de 2016

Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,875,230