Notícias
“Rede Eunice” arranca no Teatro Municipal de Vila Real
O projeto em homenagem a Eunice Muñoz visa criar um sistema de circulação entre o Teatro Nacional e um conjunto de teatros municipais.
O Teatro Municipal de Vila Real acolhe, no próximo sábado, a peça "Ifigénia", no arranque da Rede Eunice, um projeto em homenagem à atriz Eunice Muñoz, orientado para a difusão de espetáculos produzidos e coproduzidos pelo Teatro Nacional D. Maria II.
O projeto tem por objetivo criar um sistema de circulação entre o Teatro Nacional e um conjunto de teatros municipais, que será progressivamente alargado ao longo das próximas três temporadas.
Em ano de estreia, a Rede Eunice estende-se a Vila Real, Sardoal e Funchal.
No espetáculo de abertura, além do diretor e encenador Tiago Rodrigues, estarão presentes a própria Eunice Muñoz e membros do Conselho de Administração do Teatro Nacional D. Maria II.
"Ifigénia" é a primeira de três tragédias gregas reescritas por Tiago Rodrigues, a partir da leitura de Eurípedes, Sófocles e Ésquilo.
Na sinopse da peça, pode ler-se que, quando estão “estacionados na cidade de Áulis, à espera que o vento favorável lhes permita navegar para Troia e resgatar Helena, os gregos são surpreendidos por um terrível oráculo: Agamémnon, rei de Argos, teria de sacrificar a sua filha Ifigénia para que se voltasse a sentir o sopro capaz de mover as velas”.
Na reescrita de Tiago Rodrigues, é “pelas ondas da sua própria memória que vogam as personagens na tentativa de contar a história”.
O elenco deste espetáculo junta atores residentes do D. Maria II com outros que têm sido cúmplices do percurso artístico de Tiago Rodrigues. Participam, ainda, quatro jovens atores recém-formados pela Escola Superior de Teatro e Cinema.
Em Vila Real, para além de "Ifigénia", serão apresentadas em Janeiro e Maio de 2017 as peças “A Origem das Espécies” e “As Criadas”.
por Olímpia Mairos, in Rádio Renascença | 10 de novembro de 2016
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença