"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Prémios literários Fernando Namora e Agustina Bessa-Luís

Os Prémios Literários Fernando Namora e Revelação Agustina Bessa-Luís, relativos a 2015, serão entregues, respetivamente, a Teolinda Gersão e Ricardo Fonseca Mota, autor do romance Fredo publicado pela Gradiva, dia 9 de novembro pelas 18 horas, no auditório do Casino do Estoril.

A cerimónia de entrega dos prémios deverá contar com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O romance Fredo de Ricardo Fonseca Mota venceu o Prémio Literário Revelação Agustina Bessa Luís, instituído pela Estoril Sol, por unanimidade do Júri, presidido por Guilherme D`Oliveira Martins.

O Júri, ao eleger Fredo, tomou em consideração natureza intrínseca de um romance “narrado na primeira pessoa numa linguagem sóbria (…) , assente num registo quase confessional”  que  “acompanha a descoberta que um jovem (Adolfo Maria) vai fazendo dos silêncios e da solidão que sempre acabou por marcar os horizontes de vida e, sobretudo,  as suas mágoas e tristezas”. 

Além de Guilherme d’Oliveira Martins, que presidiu o júri, em representação do Centro Nacional de Cultura, participaram ainda na decisão José Manuel Mendes, pela Associação Portuguesa de Escritores, Manuel Frias Martins, pela Associação Portuguesa dos Críticos Literários, Maria Carlos Gil Loureiro, pela Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, os autores Maria Alzira Seixo e Liberto Cruz, convidados a título individual e, ainda, Nuno Lima de Carvalho e Dinis de Abreu, pela Estoril Sol.

O Prémio Fernando Namora tem o valor de 15.000 euros e a Agustina Bessa-Luís, 10.000 euros.

O AUTOR

Ricardo Fonseca da Mota, com o pseudónimo Ricardo Agnes, publicou o livro de poesia "In Descontinuidades" (2008), assim como textos nas revistas Oficina de Poesia (2009), Via Latina (2009 e 2011), Rua Larga (2009).

O autor é um dos fundadores do Grupo de Expressão Dramática InterDito, para o qual escreveu vários textos incluídos nas peças "Sentir tudo de todas as maneiras" e "Self-Service".

Ricardo Fonseca da Mota escreveu também para projetos musicais e participou em diferentes exposições artísticas individuais e colectivas.

Em 2008, venceu o concurso i(M)agos--manifestações da imaginação, na categoria de escrita criativa de poesia (2008), no âmbito da Semana Cultural da Universidade de Coimbra.

O Prémio Revelação Agustina Bessa-Luís foi instituído em 2008, pela Estoril-Sol, no quadro das comemorações do cinquentenário da empresa, numa homenagem à autora de "A sibila".


Fredo

Ricardo Fonseca Mota

Colecção: Gradiva

Páginas: 292

Ano de edição: 2016

ISBN: 978-989-616-727-1

Capa: Brochado (capa mole)

14,50 €








Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,267,206